Estudo alerta: quanto menos você interagir com seus pais, menos tempo de vida eles terão

O mesmo se aplica a seus avós. Leia e entenda por que isso acontece.

Erika Strassburger

Convidar seus pais idosos, avós ou aquela tia solitária para passar algumas horas semanais com você e sua família pode não apenas melhorar sua qualidade de vida, mas prolongá-la, diz um estudo de 2012.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia descobriram que a solidão tem boa parcela de culpa pelo declínio tão frequentemente associado à velhice. Eles acompanharam 1.600 idosos com idade média de 71 anos, e o estudo mostrou que 23% dos que se sentiam solitários morreram dentro de 6 anos. Entre aqueles que não se sentiam solitários, apenas 14% morreram.

Os pesquisadores ressaltaram que a solidão pode matar porque “é uma fonte comum de angústia, sofrimento e compromete a qualidade de vida em pessoas idosas.”

Uma idosa desabafou: “Atualmente estou com 89 anos, sou viúva há 15 anos, tenho cinco filhos, 8 netos. Moro sozinha num pequeno apartamento, mas sinto muita solidão e falta de carinho de minha família. Nos fins de semana fico sem receber nenhuma ligação ou visita. Sinto tristeza e inutilidade existencial!”

Esse relato mostra que, infelizmente, ter família grande nem sempre é sinônimo de companheirismo. “Uma mãe cuida de dez filhos. Dez filhos não cuidam de uma mãe!” (Padre Léo).

Advertisement

Mas o que fazer para aliviar a solidão de nossos idosos?

Há coisas bastante eficazes e simples que podem dar mais vida aos dias de uma pessoa idosa. Confira algumas delas:

  • Convidá-la para o almoço de domingo.

  • Passar uma tarde agradável na casa dela.

  • Levar as crianças para visitá-la e, se sua saúde possibilitar, pernoitar com ela.

  • Marcar jantares ou almoços de família, pelo menos uma vez por mês, na casa dela.

    Advertisement
  • Envolvê-la em projetos de serviço para fazer casaquinhos de tricô para bebês de mães carentes, costurar cobertores, fazer consertos ou usar outras de suas habilidades para abençoar a vida dos menos favorecidos.

  • Encorajá-la a desenvolver um hobby, como pintura em tela, artesanato, entre outros.

  • Encorajá-la a praticar exercícios físicos – caminhada, hidroginástica, dança etc. – na companhia de outros idosos.

  • Ensiná-la a usar a internet e as redes sociais, e ajudá-la a se conectar com velhos amigos e a fazer novas amizades.

  • Incentivá-la a organizar encontros regulares com os amigos da mesma faixa etária.

    Advertisement
  • Fazer uma vaquinha para comprar um pacote turístico para ela viajar em companhia de amigos da terceira idade.

  • Levá-la junto em uma viagem em família.

Ideias não faltam para ajudar a melhorar a qualidade de vida de nossos pais, avós, familiares e amigos idosos. É preciso apenas uma pequena dose de boa vontade e gratidão. Quem dedicou uma vida inteira aos nossos cuidados merece, no mínimo, um pouco de nossa consideração. Mas o ideial, mesmo, é receber nossa atenção e amor.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.