Como conquistar uma mulher?

Alguns "segredos" para os homens solteiros conquistarem uma mulher. O que ajuda na conquista? O que atrapalha?

Luiz Higino Polito

Tenho muitos amigos solteiros, alguns jovens e outros mais maduros, que reclamam muito de que é muito difícil conquistar uma mulher! Afinal, o que as mulheres querem? Por que é tão difícil entender as mulheres? Será que somente se o homem tiver um carrão ou se for rico, lindo e charmoso conseguirá conquistar uma mulher?

Do ponto de vista da mulher

No excelente artigo 10 coisas que você deve saber se quiser conquistar uma mulher, escrito por Fernanda Trida, você poderá aprender muita coisa sobre a arte da conquista. A primeira coisa que a autora do artigo faz, é um alerta: “Por mais interessadas que (nós, mulheres) estejamos em encontrar um homem que nos ame e deseje estar conosco, … não estamos desesperadas o suficiente para aceitar qualquer homem que se interesse por nós.” Depois, Fernanda dá as 10 dicas que podem ser lidas no artigo citado.

A arte da conquista: cuidados a tomar

  1. Então, a primeira coisa que um homem que deseja arranjar uma namorada deve saber é que nem todas as mulheres estarão interessadas em namorá-lo, por diversas razões: seja porque ela já gosta de outro (embora esteja solteira), porque tem expectativas muito altas (às vezes exageradas, até) ou porque simplesmente não está querendo namorar ninguém no momento.

  2. Não seja afobado demais e nem “chegue chegando”, já convidando logo de cara, a mulher que lhe interessa, para namorar você, ou mesmo para casar. (Acreditem, tem homens que fazem isso, e normalmente se dão mal, evidentemente).

  3. Você não precisa ser lindo, nem rico, nem um gênio e nem ter um carro maravilhoso para conquistar uma mulher. Aliás, se você for rico, poderá mesmo arranjar namoradas facilmente, só que talvez mais interessadas no seu dinheiro do que em você mesmo. E acho que não é isso que você realmente quer.

    Advertisement

Um pouco de minha experiência

Espero que minha esposa não leia isso, mas tive muitas namoradas, apesar de eu não ser bonito, nem rico, e a única condução que eu tinha era uma bicicleta Caloi 10. Tímido em extremo até os 20 anos e sem nunca ter tido coragem de convidar nenhuma menina para namorar (embora eu quisesse e até tenha tido chance), depois dos 22 anos eu tive várias namoradas, até que, aos 29 anos, eu me casei com a minha esposa, com quem estou casado e feliz até hoje.

Quero até aproveitar para me desculpar sinceramente com as incríveis mulheres com que namorei, caso alguma delas venha a ler estas linhas… Todas eram muito especiais, algumas eu devo ter magoado muito, mas não foi minha intenção. Acho que não era mesmo para ser, porque sempre alguma coisa atrapalhava e eu terminava o namoro.

Também houve vários casos em que eu fui rejeitado sumariamente (ao tentar a conquista) e um caso em que fui eu a ser rejeitado por uma garota que eu gostava e “pastei” bastante, mas eu nunca desisti, porque eu estava interessado de verdade em encontrar uma mulher para casar.

O que fez a diferença, no meu caso, para deixar de ser de tímido e envergonhado, sem coragem e sem confiança para conversar com as garotas, apesar de querer tanto? O que me fez ter coragem o suficiente para tentar a conquista com tantas garotas, e ter sucesso em vários casos?

Eu me converti a uma Igreja e fiz um trabalho voluntário durante dois anos, pregando o Evangelho, viajando por várias cidades do Brasil e conhecendo muita gente. Ao servir essa missão (onde era terminantemente proibido namorar, e o foco era somente na pregação do Evangelho), eu acabei aprendendo muitas coisas, vi muitas famílias onde existia amor de verdade e outras que mais pareciam um inferno, e fui vendo o que era importante na vida e o que não era. Posso dizer que me esforcei ao máximo para ser um bom missionário e acho que realizei o trabalho a contento.

Advertisement

Então, o que aprendi?

O que atrai e o que afasta uma mulher de um pretendente?

Depois de todas as considerações acima, vou dizer o que eu percebi claramente que ajudava e o que atrapalhava na hora da aproximação e da conquista de uma mulher.

1. Alta autoestima

Insegurança e falta de amor-próprio, falta de coragem e baixa autoestima são fatais na hora de você tentar a aproximação e a conquista de uma mulher. Para que você tenha coragem e uma boa autoestima, lembre-se de que ninguém é melhor nem pior do que você. Você é único! Você é um filho de Deus, você está equipado com tudo o que precisa para poder atingir seus objetivos. Acredite mesmo nisso! Busque melhorar seu asseio, faça algum esporte, aprenda a dançar, pesquise na internet ou leia livros sobre como se vestir de forma a transmitir o que você realmente é, leia livros de autoajuda, se necessário. Procure melhorar em todos os aspectos para se tornar alguém agradável, positivo e confiante em si mesmo.

2. Independência e perspectiva de futuro

Mulheres gostam (e com razão), de homens que gostam de trabalhar, que têm ambição sadia em melhorar de vida, que querem progredir, que estudam, que se esforçam em se aperfeiçoar em todas as áreas da vida. Você não precisa ser rico, mas precisa ser esforçado, se quiser conquistar uma mulher de valor.

3. Ter um bom senso de humor

Sorria muito, sorria fácil. Não aquele sorriso falso, mas sim aquele sorriso confiante. Acredite que a vida pode ser bonita, acredite que o mundo não está perdido, encha sua mente de coisas boas, aprenda a contar histórias inspiradoras, aprenda poesia, memorize boas piadas e histórias engraçadas. Eu me lembro que o que me ajudou muito foi isso: eu comecei a colecionar provérbios, poesias, histórias inspiradoras – escrevia tudo o que eu gostava e achava realmente inspirador em cadernos e diários, os quais tenho até hoje. Sei ainda várias poesias de cor. Procuro manter o bom humor e ver o lado divertido da vida, apesar das doenças, das dificuldades e de tudo o que de ruim existe no mundo. De tanto ler e escrever pensamentos e poesias, um dia comecei até a tentar escrever… Se eu pude, certamente você também pode.

Advertisement

4. Sensibilidade e inteligência

Inteligência e sensibilidade são duas coisas apreciadíssimas pelas mulheres! Como desenvolver essas qualidades? Se você se esforçar para estudar, trabalhar, aprender a tocar algum instrumento musical (ou cantar, se tiver facilidade), aprender poesia, ouvir música de qualidade etc., automaticamente você irá se tornando mais inteligente e sensível. Mas não exagere na sensibilidade, porque se for demais, pode atrapalhar, em vez de ajudar. Porque as mulheres querem se sentir seguras ao lado do homem.

5. Ser determinado e solidário

Não fuja das oportunidades de participar de eventos onde você poderá ser útil, seja solidário e esteja sempre disposto a ajudar. Existe muita gente boa no mundo, que vale a pena ser ajudada. Você precisa acreditar nisso. Precisa aprender a confiar em si mesmo, nas outras pessoas e em Deus. Quando começar algum projeto, esforce-se ao máximo para ir até o fim. Não seja “fogo de palha”. Tente ser íntegro, ter objetivos sólidos na vida, busque causas a defender. Mas não seja intolerante, ao tentar ser determinado: esteja sempre disposto a entender o ponto de vista dos outros.

6. Não seja prepotente

Você não é superior a ninguém, mesmo que domine alguma arte, esporte ou habilidade especial. Acima de todas as virtudes está a humildade. “Se somos todos feitos de barro”, disse alguém, “então por que alguns acham que são de porcelana”? Seja humilde, esteja sempre disposto a aprender de todas as pessoas, por mais simples que sejam.

Estão, eis aí algumas das mais importantes coisas que podem fazer de você um grande conquistador! Você pode encontrar e conquistar a mulher dos seus sonhos. Eu não ensinei nenhuma “cantada” especial, nem ensinei a como hipnotizar uma garota para que ela aceite namorar com você. Isso é até possível, mas o resultado pode ser desastroso. Melhor mesmo é seguir as dicas do artigo que citei no início e tentar desenvolver as qualidades que eu alistei depois.

Você poderá encontrar, durante o processo, aquela mulher especial que poderá fazer você feliz – e, mais importante, que você poderá fazê-la feliz também.

Advertisement

P.S. Foi brincadeira quando eu disse que minha esposa não deveria ler isso que escrevi… Nós não temos segredos.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!