Entenda porque muitas grávidas estão fazendo pilates

Veja os motivos pelos quais muitas grávidas estão fazendo pilates.

Roberta Preto

A gravidez é um momento especial na vida de uma mulher, pois neste momento existe uma nova vida se desenvolvendo dentro dela. Há muitas mudanças e uma delas se relaciona ao corpo da mulher, assim, é preciso um cuidado especial durante a gestação, para que este período de transformação seja positivo em todos os aspectos.

Segundo especialistas, há um número crescente de gestantes praticando Pilates, isso ocorre porque os exercícios de alongamento e respiração tendem a beneficiar a saúde das grávidas, fortalecendo-as em todos os aspectos, pois, nesse período de gravidez, a grávida não passa apenas por mudanças hormonais, mas também, físicas.

As grávidas podem se exercitar desde o primeiro trimestre, mas é preciso muito cuidado, pois há exercícios de Pilates que podem exigir muita força de sustentação, como os que são suspensos no Cadillac. Ainda que a gestante esteja apta para fazer tal exercício, ela pode correr risco de sofrer uma queda, se houver um descuido por parte dela ou do profissional.

Também há muitos outros exercícios, como os que apoiam o peso sobre os punhos, ou então, as isometrias prolongadas. Essas práticas podem exigir muito da gestante e não são aconselháveis.

Aqui estão os resultados favoráveis para as grávidas que praticam o Pilates:

Advertisement

1. Qualidade do sono

O Pilates traz equilíbrio e proporciona uma qualidade de vida melhor tanto para a gestante quanto para seu bebê. A qualidade do sono envolve diversos fatores na gestante. Se o bebê está calmo, automaticamente a mãe terá uma noite de sono tranquila. As gestantes que praticam Pilates desde o começo da gestação, são beneficiadas, já que essa prática acalma o bebê, pois há uma quantidade menor do hormônio cortisol. Geralmente, esse hormônio aumenta mais na circulação sanguínea, quando estamos cansados e estressados.

2. Controla o peso

Muitas mulheres na gestação ficam acima do peso, o Pilates permite que a gestante tenha um maior controle sobre o seu próprio peso.

3. Prisão de ventre

A prisão de ventre ou intestino preso é um problema muito comum em grávidas, isso sucede porque o crescimento do útero faz com que o estômago e o intestino sejam comprimidos, alterando o funcionamento normal. Assim, a digestão fica mais lenta e o intestino mais preguiçoso.

4. Alívio nas dores musculares e articulares

Sim, os alongamentos permitem o alívio nas dores musculares e articulares, combatendo as dores e o desconforto nas costas.

O Pilates também ajuda a não sobrecarregar as articulações e diminui as dores, proporcionando a estabilização da coluna lombar, como também melhora a resistência física da gestante.

Advertisement

Um dos requisitos mais importantes na prática do Pilates é buscar o acompanhamento de um profissional especializado e, principalmente, consultar o médico que faz o acompanhamento da paciente para que ele prescreva se a grávida tem ou não condições de fazê-lo, pois nem a gestante e nem o feto deve ser exposto ao perigo.

As gestantes podem fazer aulas de Pilates 1 ou 2 vezes por semana com duração de 30 minutos a 1 hora cada. O profissional especializado precisa avaliar o tipo de condicionamento físico da grávida para ver quais exercícios e tempo de treino elas devem seguir.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.