Especialistas explicam que adolescentes só deveriam estudar depois das oito e meia da manhã

Especialistas defendem que os adolescentes deveriam estudar um pouco mais tarde.

200 views   |   2 shares
  • No início de novembro, em Santa Catarina, durante o Congresso Brasileiro do Sono, foi distribuído um manifesto que propõe alterar o horário que os estudantes vão para a escola. O documento foi criado por pesquisadores da área e endossado pela Associação Brasileira do Sono. A sugestão é: adolescentes de 13 a 17 anos, que nessa idade cursam do sétimo ano do ensino fundamental II ao terceiro ano do ensino médio, estudem após às oito e meia da manhã.

  • "O objetivo é garantir um mínimo de quantidade e qualidade de sono e, assim, um bom processo de aprendizagem." Defende John Fontenele Araújo, neurocientista e professor do Laboratório de Neurobiologia e Ritmicidade Biológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

  • Segundo o manifesto, a restrição do sono está ligada à diversos problemas de saúde, mas principalmente a dificuldades de aprendizagens. Primeiro, quem não dorme direito não consegue prestar a atenção nas aulas. Segundo, com poucas horas de descanso, a mente do adolescente não consegue fixar o pouco que ele conseguiu se atentar.

  • Não seria mais fácil dormir mais cedo?

  • Seria perfeito, mas não é tão simples assim quando se fala de jovens nessa faixa etária.

  • Os pesquisadores informam que, nos últimos tempos, foi possível compreender melhor as alterações que ocorrem no organismo durante os ciclos de sono e vigília. E a entrada na puberdade estaria associada a um atraso natural na hora de dormir e despertar. É natural que os jovens passem a fechar os olhos um pouco mais tarde do que antes. Ou seja, essa turma precisa dormir mais, porém não conseguem dormir mais cedo.

  • Mas, e a rotina da escola?

  • Por outro lado, tem a rotina das escolas, os horários dos professores, enfim, muita coisa em jogo para que esse horário seja realmente alterado. Considerando que as prioridades são a qualidade do que se aprende e o bem-estar do aprendente, esse estudo já sinaliza para as instituições a necessidade de se repensar as rotinas e horários.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.

Especialistas explicam que adolescentes só deveriam estudar depois das oito e meia da manhã

Especialistas defendem que os adolescentes deveriam estudar um pouco mais tarde.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr