Foto de Karina Bacchi dando este alimento a seu bebê gera discussão entre seguidores no Instagram

Alguns internautas mencionaram advertência da OMS. Veja o que dizem os especialistas.

Erika Strassburger

Uma foto postada no Instagram na semana passada pela atriz e mãe de primeira viagem, Karina Bacchi, acabou gerando polêmica e levantou uma questão que ainda gera dúvidas: um bebê pode comer frutinhas e outros alimentos antes do sexto mês de vida?

Karina aparece na imagem oferecendo um pedaço de melancia a seu filho, Enrico, que está com quatro meses e meio. Na legenda ela escreve: “Provando e aprovando a melancia”.

O bebê parece estar adorando provar “a frutinha deliciosa geladinha e com gostinho de quero mais”, como disse a mamãe.

Advertisement

Mas, o que dizem os especialistas?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Isso quer dizer que antes do sexto mês a criança não deve receber nenhum outro alimento, nem mesmo água ou chazinhos. O leite materno supre todas as suas necessidades nutricionais, ele hidrata e protege o pequeno.

A partir do sexto mês, os alimentos devem ser introduzidos preferencialmente seguindo uma ordem. O artigo abaixo ensina a ordem e o tempo corretos para introduzi-los.

A OMS também recomenda que a mãe continue amamentando o filho até os dois anos. Nesse período, a criança não precisa de nenhum outro leite além do materno.

Advertisement

Mas, nem tudo são flores

Sabemos que algumas mulheres simplesmente não conseguem amamentar. Outras não conseguem amamentar exclusivamente até o sexto mês de vida. Essas mães não precisam se sentir culpadas, pois para isso existem as fórmulas. É só dar a fórmula seguindo estritamente as orientações do pediatra, que está tudo bem.

E os outros alimentos?

Embora, no geral, a recomendação seja introduzi-los a partir do sexto mês, por um motivo ou outro, alguns pediatras liberam alguns alimentos antes disso. O médico Charles Schwambach disse no site Médico Responde que se a mãe precisa voltar ao trabalho – o que ocorre no quarto mês de vida da criança – as frutinhas e outros alimentos podem ser inseridos. Mas é fundamental conversar com o pediatra antes disso.

Assim sendo, é imprudente condenar a atriz por dar melancia, que é um alimento saudável, a seu filho. Ela provavelmente consultou o pediatra antes de tomar essa decisão.

Nós e nossos sorrisos de alegria ??✨ #Baby #love #smile #happy

A post shared by Enrico Bacchi (@enricobacchioficial) on

Advertisement

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.