5 sintomas importantes da hérnia de disco

Saiba o que é essa lesão, como ocorre, alguns sintomas, e algumas dicas para prevenção.

Fernanda Britto Teixeira de Borba

A hérnia de disco é uma lesão na região lombar. Nossa coluna é composta de vértebras, e ela necessita de uma espécie de amortecedor entre as vértebras, evitando impacto e contato direto entre elas. E o discos intervertebrais assumem essa responsabilidade, ajudando no bem-estar da nossa coluna.

O problema é que com o passar do tempo, as pessoas despendem mais e mais horas sentadas, na mesma posição, e na maioria das vezes, com postura incorreta. O site Saúde explica que o sedentarismo, a falta da prática de atividades físicas, aliado às horas sentado, implicam na flacidez dos músculos do tronco, provocando então o desgaste dos discos intervertebrais.

A hérnia de disco ocorre então no deslocamento de um dos discos. O site ainda explica que “quando um deles sai do eixo, comprime nervos da região, provocando dores, perda de sensibilidade ou sensação de formigamento. Geralmente, o transtorno dá as caras na parte inferior das costas – nesse caso, o incômodo irradia para pernas e pés. Outro foco de hérnias é o pescoço. Se ele é atingido, toda a região cervical sofre”.

Essa lesão é mais comum de ocorrer em pessoas com mais de 40 anos, e é preocupante ouvir falar de jovens sofrendo desse problema. Cada vez mais jovens têm reclamações quanto a dores nas costas, e é possível identificar que esses mesmos jovens passam a maior parte do tempo sentados e não praticam nenhum tipo de atividade física.

Saiba cinco sintomas da hérnia de disco:

Advertisement

1. Dor na lombar e no nervo ciático

O deslocamento de um dos discos provoca o impacto entre as vértebras, e o primeiro sinal a aparecer é a dor.

2. Fraqueza nas pernas

A hérnia de disco pode também provocar fraqueza nos músculos, sendo muito comum isso acontecer nas pernas.

3. Formigamento, dor e entorpecimento nas pernas e nos pés

A lesão ocorre mais comumente na parte baixa da coluna, ocasionando sintomas nas pernas e pés.

4. Dor nos braços e mãos

Se a hérnia surgir no pescoço, os sintomas ocorrerão então nos braços e mãos.

5. Dores de cabeça

Uma dor de cabeça pode ser apenas um aviso de que algo no seu corpo não está funcionando como deveria, portanto, as dores de cabeça podem ser um sintoma da hérnia de disco.

Advertisement

Identificando esses sintomas, não deixe de procurar auxílio médico. A hérnia de disco não tratada, intensifica os sintomas e se torna difícil de ser contornada, podendo ser submetida à cirurgia.

Prevenir é a palavra-chave. Como fazer isso? Pratique exercícios físicos, não faça esforços físicos intensos demais – como carregar muito peso -, e evite ficar muitas horas sentado. Se você trabalha em escritório, é muito provável que você esteja pecando nessa última dica de prevenção, portanto, periodicamente, levante-se, vá beber água, vá ao banheiro, alongue-se, movimente-se um pouco. Sua coluna agradecerá e você se poupará de dores indesejáveis.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.