Antes de amar alguém, faça estas 10 perguntas a si mesmo

O amor envolve quem ama e quem é amado, portanto, não seja leviano com esse sentimento e faça algumas peguntas a si mesmo antes de amar alguém.

Fernanda Britto Teixeira de Borba

O amor é um sentimento puro, poderoso e de grande impacto na vida das pessoas. Sendo assim, amar não é passatempo, não é brincadeira, é algo sério e que requer responsabilidade. Amar não diz respeito somente a você, mas também a pessoa amada. Percebeu a importância? Por isso, antes de amar alguém, faça estas dez perguntas a si mesmo:

1. Me amo?

Para amar alguém, eu preciso me amar. O amor tem muito a ver com admiração e valorização. Eu me amo? Me admiro? Sei do meu valor? Como esperar que alguém me ame de volta se eu não me valorizo?

2. Estou preparado?

Nem tudo acontece no momento em que desejamos, pelo simples fato de que muitas vezes não estamos preparados para tal acontecimento. Desejamos tanto, que então acreditamos ser o momento certo, mas nem sempre é assim. Saiba esperar o tempo certo.

3. Estou bem resolvido?

Uma pessoa bem resolvida é uma pessoa equilibrada, que sabe passar pelas adversidades da vida com resiliência, que aceita a si mesmo, que é verdadeira consigo mesma e com todos, que não busca ser quem não é para obter aprovação dos outros.

4. Deixei meu passado no passado?

Não queira amar alguém para esquecer um amor passado, ou pior, para provar para seu antigo amor que você não está sofrendo e consegue seguir em frente. Não brinque com os sentimentos de outra pessoa só porque você não consegue lidar com os seus.

Advertisement

5. Tenho mágoas?

O amor é capaz de muitas coisas, isso é verdade. Mas não podemos pensar que um novo amor vai apagar feridas, fazer você esquecer mágoas ou acabar com algum sofrimento. Resolva suas pendências, para então amar sem se preocupar.

6. Sei ceder?

Amar é compartilhar alegrias, dificuldades e momentos, é saber dividir e muitas vezes deixar sua vontade de lado em prol da felicidade do outro. Você é capaz disso? Você sabe ceder seus desejos para fazer a pessoa que você ama feliz?

7. Quero assumir um compromisso?

Se você quer encontrar alguém para amar, mas não quer assumir um compromisso, tenha muito cuidado. Analise seus sentimentos e busque entender seus desejos. Não fira os sentimentos de alguém.

8. Por que quero começar um relacionamento?

Um relacionamento não é diversão, não serve para aliviar sua carência, não é algo que você deva querer fazer só porque todos os seus amigos e amigas estão noivando e casando e você está se sentindo excluído.

9. Sou uma pessoa de confiança?

Seja sincero e pergunte-se: confio em mim? Sou fiel? Sei respeitar e guardar segredos? Seja o tipo de pessoa que você confiaria.

Advertisement

10. Consigo ficar só?

Se você é capaz de viver bem só, certamente terá uma vida a dois excelente. Não queira amar alguém para se sentir completo, para preencher um vazio, seja inteiro você mesmo, busque alguém que complemente, que transborde, que faça você sentir-se inspirado a ser melhor.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.