É isso que você deve fazer se seu filho é vítima de cyberbullying

Vejas os perigos e o que fazer quando o filho é vítima de cyberbullying.

Roberta Preto

O cyberbullying é caracterizado por agressões repetidas vezes e sem motivo algum através da internet. Infelizmente, os xingamentos e as ofensas são permanentes e compartilhados sem se importar com a vítima.

Os filhos sempre vão carecer da ajuda dos pais, principalmente em situações como essas que tendem a ser constrangedoras. Pode parecer que os filhos não se importam e alguns pais podem até pensar que os filhos não dão ouvidos aos seus conselhos. Entretanto, à medida que suas crianças crescem, esses conselhos ditos na infância e adolescência ganham poder sobre eles e tornam-se tão importantes quanto o próprio exemplo dos pais.

Estes são alguns passos importantes para ajudar os filhos que sofreram cyberbullying e também para ajudar outros a não praticarem:

1. Sejam presentes

Existem diversas crianças que estão passando por sofrimentos através das redes sociais e muitos pais não estão cientes disso. Por isso é importante que os pais acompanhem seus filhos quando eles estiverem on-line em suas páginas nas redes sociais.

Observem também as páginas visitadas, as coisas que foram escritas. Não se trata de invadir a privacidade dos filhos, trata-se de protegê-los dos outros e, às vezes, deles mesmos.

Advertisement

2. Observe as amizades

Os amigos tendem a influenciar muito na vida de nossos filhos, parte do caráter de nossos filhos são exemplos de nós mesmos, pais; outra parte são dos amigos que eles escolhem ao longo de sua jornada.

As amizades elevam como também destroem. Se os filhos buscarem amizades saudáveis, raramente eles se perderão, porém, se eles buscarem amizades ruins é bem provável que farão escolhas terríveis.

3. Visitar a escola

Acompanhar os filhos na escola é de grande valia. Assistir às reuniões de pais e professores irá ajudar a identificar os desafios dos filhos e também pode ajudar a evitar muitos males.

Às vezes, seu filho pode ser mais uma vítima de cyberbullying, ou talvez seja ele o malfeitor. Atente-se para essa realidade.

4. Busque ajuda de um profissional

Este tipo de violência virtual é tão abusivo e humilhante que em poucos minutos a humilhação é compartilhada para diversas páginas de outras pessoas, fazendo com que pessoas inocentes sejam difamadas sofrendo violência verbal, psicológica e física por muitos.

Advertisement

Jovens ou crianças que foram vítimas de cyberbullying precisam que os pais se façam presentes para sentirem-se seguros e amparados.

Também há casos em que o apoio da família não é o suficiente, principalmente quando o cyberbullying passou a ser mais que uma ofensa verbal, tornando-se uma violência física. Isso abala o emocional da vítima. Ela necessita do conforto da família, mas, também, do acompanhamento de um profissional especializado.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.