A sua língua é normal ou está tentando alertá-lo sobre alguma doença?

Sua língua pode dar sinais de alerta de possíveis doenças. Veja 3 coisas que você deve observar com bastante atenção.

Gina Van Luven

Sua língua faz mais do que ajudá-lo a falar. Na realidade, ela pode ser uma ferramenta importante para indicar um desequilíbrio em seu organismo e emitir um sinal de alerta para uma doença iminente. Então, abra a boca e diga “Aaaahh”, e dê uma boa olhada nela.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), cada região da língua corresponde a diferentes órgãos internos. A ponta reflete a saúde do coração e dos pulmões; o meio representa o baço e estômago; a raiz (parte de trás) representa os rins e bexiga; e as laterais da língua representam o fígado (esquerdo) e a vesícula biliar (direito).

Aqui estão três coisas a serem observadas ao avaliar sua língua

1. A cor

Na MTC, a língua é uma extensão do coração e sua cor representa a saúde do sangue. Por o sangue ser o que nutre e mantém o corpo, sua cor reflete a saúde geral do corpo e órgãos. A coloração ideal da língua é o vermelho-claro (ou rosa escuro), indicando boa circulação sanguínea.

A língua pálida pode indicar uma circulação sanguínea ineficiente, ou até mesmo problemas digestivos. Se houver sobre ela uma camada espessa e branca, você pode ter uma condição chamada “Candidíase”, que é a proliferação de fungos no organismo.

Uma camada amarela sobre a língua pode indicar uma estagnação digestiva maior, pressão alta, colesterol elevado, diabetes ou doença hepática e da vesícula biliar. A língua no tom vermelho-vivo pode indicar uma inflamação ou infecção crônica, especialmente se a papilas gustativas estão vermelhas e inchadas. As laterais vermelhas podem indicar o excesso de consumo de álcool ou de alimentos picantes ou gordurosos. A tonalidade roxa pode indicar inflamação antiga ou a coagulação do sangue.

Advertisement

2. O formato

O formato da língua deve ser cheio, mas não inchado. A língua afinada pode indicar anemia ou fadiga crônica, ao passo que a língua inchada pode indicar fraqueza geral do corpo e diminuição da saúde. A língua inchada também pode ser resultado do excesso de consumo de álcool. As bordas laterais onduladas ou recortadas podem indicar um baço fraco (função imunológica), má absorção intestinal ou hipotireoidismo (metabolismo).

3. A textura

A textura da língua deve ser relativamente lisa, com uma fina camada de saliva. Rachaduras em toda a língua (ou língua fissurada) indicam uma deficiência prolongada, que pode ser uma desidratação geral ou a falta de vitaminas B. Rachaduras nos lados indicam deficiência no baço (função imunológica), enquanto as rachaduras no meio indicam deficiência digestiva. Uma rachadura central que vai até a ponta pode indicar alguns problemas de coração sérios, atuais ou futuros, sejam eles emocionais ou físicos.

Se você notar anormalidades na sua língua, seria melhor procurar um profissional para avaliá-la. Como os médicos convencionais geralmente não têm especialização em Medicina Tradicional Chinesa e, portanto, podem não reconhecer essas anormalidades como um problema, pode ser melhor ir em busca de um profissional com essa especialidade ou um acupunturista para diagnosticar e tratar o problema.

Embora a língua não seja a única ferramenta de diagnóstico disponível, ela pode fornecer um bom panorama do que está acontecendo em seu organismo; e é algo que você pode analisar de graça! Então, dê uma boa olhada em sua língua e veja quais mensagens ela está tentando transmitir sobre sua saúde.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Is your tongue normal or is it trying to warn you of disease?.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Gina Van Luven

Gina Van Luven is a bestselling author, motivational speaker and Board Certified Health Coach. You may contact her at