O caminho para o sucesso inclui estes 5 itens

Pessoas que já viram muitos terem sucesso em suas carreiras dão dicas preciosas!

Michele Coronetti

Sucesso é algo que todos buscam. Há inúmeras opções de caminhos possíveis, porém, segundo a presidente do Grupo Cia de Talentos, Sofia Esteves, alguns hábitos são essenciais para um trajeto certeiro.

Ainda que a medida do sucesso seja diferente para cada pessoa, adotar essas práticas ajudará cada pessoa a alcançar seus objetivos, seja em qual área for: profissional, familiar ou outro desígnio de vida.

1. Manter o foco no resultado

O que a pessoa busca? Se a tarefa é preparar uma apresentação ela pode focar no melhor resultado possível, com dedicação e visão de perfeição. Se for lavar uma louça, a busca da excelência não deve ser atenuada. Como as avós diziam, se algo merece ser feito, merece ser bem-feito. Fazer o melhor a cada tarefa é um hábito que altera a visão e permite o alcance do sucesso dentro do entendimento pessoal. A pessoa que se dedica completamente à tarefa tem maior chance de ser bem-sucedida. Pensamentos positivos cultivados durante e ao final do trabalho também são importantes.

2. Ouvir a avaliação dos outros

Muitas vezes o trabalho é feito individualmente e ninguém revisa. Um feedback pode ser solicitado sempre e isso trará uma visão diferenciada e oportunidade de progresso. Pedir para ser avaliado requer maturidade, pois nem sempre a outra pessoa irá elogiar. A crítica pode se tornar uma chance de crescimento quando bem recebida, avaliada e entendida. A visão de alguém externo pode ajudar no progresso e ampliar a tendência para o sucesso à medida que a pessoa aceita os pontos a melhorar e se esforça para conseguir.

3. Estar pronto a ajudar

Para atingir o sucesso é importante estar acompanhado. E nada melhor que auxiliar os colegas em suas tarefas, aprendendo com eles, transmitindo o próprio conhecimento e permitindo que eles também cresçam. Quando algo é bem feito em conjunto o sentimento de satisfação se torna maior, afinal o desafio de trabalhar em conjunto também foi vencido. Quando um colega tem um trabalho e pede ajuda, a oportunidade de incentivar, ensinar e também crescer junto é certa.

Advertisement

4. Pedir ajuda

O sucesso também está mais perto de quem sabe delegar. Solicitar ajuda para efetuar o trabalho e acompanhar de perto, ensinando e orientando, é importante para desenvolver a liderança. Isso não ocorre apenas no ambiente de trabalho profissional, mas dentro do lar. Ensinar com paciência as tarefas domésticas é muito melhor do que mandar fazer e precisar refazer tudo.

5. Cumprir o combinado

Um prazo que foi estipulado deve ser cumprido. Caso seja percebido que ocorrerá um atraso na entrega, o quanto antes a pessoa que espera for avisada, melhor. O mesmo se dá com regras estabelecidas. Uma pessoa sempre será conhecida pelo que ela faz.

São hábitos simples, mas que quando adquiridos fazem toda a diferença na vida da pessoa que os cultiva.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.