4 passos para envelhecer com mais saúde

Se o tempo está passando muito depressa e parece que a velhice está chegando rápido, experimente seguir estes 4 passos.

Michele Coronetti

Uma vida saudável e feliz é possível. Ela trará a oportunidade de envelhecer com mais saúde e disposição. Médicos e outros especialistas têm uma lista de coisas que as pessoas podem fazer para que a vida seja saudável, mas que nem todos conseguem obedecer.

Para simplificar foram divulgados 4 passos importantes para uma vida melhor e um futuro menos doloroso. São coisas simples, mas que fazem uma grande diferença na vida.

1. Atividades físicas

O corpo existe para locomoção. Cada dia mais as pessoas facilitam suas vidas com tecnologia e trabalho sedentário e o organismo logo sente que isso não lhe faz bem. Atividades físicas diárias são importantes para manter a boa saúde e prolongar a juventude. A prática de preferência é importante, pois além de permitir a movimentação do corpo ela trará satisfação. Mas os médicos recomendam práticas aeróbicas para o sistema cardiorrespiratório ser fortalecido e anaeróbicas para evitar a perda de massa muscular.

2. Desacelerar

É importante conservar a estrutura do organismo e respeitar seu tempo. O mercado de trabalho e a vida moderna exigem cada vez mais das pessoas e a sensação é de que fica impossível dar conta de tantos compromissos e tarefas. O descanso diário, férias, tempo para si mesmo, atividades recreativas e contato físico com as pessoas amadas ajudam a manter o equilíbrio necessário. Quando o organismo não recebe o descanso físico e mental adequado, alterações hormonais, gástricas, doenças de pele e ansiedade podem acometer o indivíduo. Coisas simples como ter o hábito de dormir 8 horas por noite já mudam o quadro.

3. Alimentação ideal

Dietas restritivas não são as recomendadas. O ideal mesmo é a alimentação mais natural, aquela feita em casa com temperos naturais. Além de ser mais saborosa e saudável, os níveis hormonais vão se estabelecer melhor e manter o organismo mais jovem. Claro que não tem problema comer fora de vez em quando, o que não é bom é sempre ingerir alimentos prontos com muitos conservantes e outras substâncias prejudiciais. Trocar um pacote de bolachas por frutas é com certeza uma escolha sábia.

Advertisement

4. Propósito de vida

Para completar os 4 passos, cuidar da parte espiritual é importante. Manter uma religião, meditar, passar tempo com familiares e amigos e praticar a gratidão são oportunidades de encontrar um propósito e ajudar o corpo e a mente a se manter jovem e feliz por mais tempo. Pessoas que conseguem se dedicar a um serviço voluntário, a um projeto de família ou mesmo a projetos religiosos vivem mais e melhor.

Buscando a melhora nesses 4 itens a expectativa de envelhecer com mais saúde fica mais fácil de ser conseguida. Não importa a idade para começar, o importante é cuidar de si e dessa forma viver de forma mais intensa e feliz.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.