4 sinais escondidos da infertilidade

Estes são os 4 sinais escondidos da infertilidade.

Roberta Preto

Segundo especialistas, a infertilidade afeta cerca de 40% das mulheres. Os homens são afetados em 10% e 10% não têm causa aparente afetando a ambos.

No ano de 2016, eu estava sofrendo com muitas cólicas, elas eram insuportáveis, por isso precisei passar por um ginecologista. Ao relatar meus problemas, ele me pediu para fazer um ultrassom transvaginal. Nesse exame fui diagnosticada com endometriose e comecei um tratamento que pensei ser algo rápido, contudo, eu estava enganada, pois meu problema ainda continua. Recentemente, precisei fazer um novo ultrassom transvaginal e não houve alteração no tamanho da endometriose, agora preciso começar um novo tratamento.

Este problema é tão sério que me impediria neste momento de ter um filho. Se eu desejasse, eu não poderia realizar tal conquista, pois essa doença gera infertilidade na mulher. Mas, eu já sou muito abençoada com o filho de 18 anos que tenho e, se faço o tratamento, é porque é necessário para se ter uma boa saúde em todos os aspectos.

Estes são os 4 sinais escondidos da infertilidade:

1. Cólicas menstruais fortes

As cólicas menstruais fortes não são normais, elas podem estar ligadas indiretamente com a endometriose.

Advertisement

De acordo com o site minhavida, a endometriose é uma condição em que o endométrio, ou seja, mucosa que reveste a parede interna do útero cresce em outras regiões do corpo. Essa é uma doença que além de provocar cólicas menstruais fortes, ela também provoca a infertilidade.

2. Dores pélvicas

Geralmente, a dor pélvica é sentida na região abaixo do abdômen que afeta mais as mulheres, mas, pode ocasionar em alguns homens também. Ela é um alerta de problemas ginecológicos, intestinais, urológicos ou então está relacionada à gravidez.

As dores pélvicas constantes são outro sinal de infertilidade, porque elas tendem a indicar infecção na cavidade abdominal, desde aderências até inflamações das trompas.

3. Cirurgias abdominopelvianas específicas

As cirurgias abdominopelvianas específicas podem se tornar responsáveis pela formação de aderências nas trompas que infelizmente podem resultar na infertilidade.

4. Excesso de peso

Geralmente, a mulher que ganhou ou perdeu em torno de 30% do peso em 12 meses, está sujeita a sofrer com a infertilidade. Então, se uma mulher passar por distúrbios hormonais devido ao aumento ou perda exagerada de peso, isso poderá dificultar o processo de ovulação, resultando na infertilidade.

Advertisement

É importante ressaltar que tanto o homem como a mulher que possuem vícios, como bebidas alcoólicas e tabagismo também estão sujeitos a sofrer com a infertilidade.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.