Dor no peito nem sempre é infarto

A dor no peito pode ser o sintoma que as pessoas mais se lembram quando o assunto é infarto, mas ele também pode ser o sinal de outras doenças, algumas simples outras tão graves quanto.

Renata Finholdt

O sintoma já é conhecido por muitos e dito como o maior sinal de que você pode estar enfartando, mas a dor no peito pode também ter outros motivos que não um sinal de infarto, você sabia?

Mas como reconhecer a diferença? Você deve estar se perguntando.

Lógico que na dúvida a busca por uma emergência médica é de vital importância, mesmo porque o infarto quando acontece tende a levar à morte logo nas primeiras horas. Mas, recentemente uma pesquisa feita por uma Universidade americana constatou que mais de cinquenta por cento dos casos de pacientes que chegavam à emergência de um hospital não estavam enfartando, apesar de alegarem fortes dores no peito.

É que a tão temida dor no peito também está associada a outros diagnósticos muito diferentes, inclusive o resultado da pesquisa mostra que a maioria das pessoas que chegava à emergência médica e não estava enfartando, sentia dores provenientes de problemas psicológicos ou psiquiátricos.

Dentre as causas mais comuns de dor no peito estão:

Advertisement

1 – Gastrite

2 – Esofagite

3 – Úlcera estomacal

4 – Fibromialgia

5 – Artrite

Advertisement

6 – Inflamação da vesícula

7 – Síndrome do Pânico

8 – Ansiedade

9 – Depressão

10 – Herpes

Advertisement

11 – Costocondrite (inflamação na cartilagem)

12 – Anemia

13 – Dor muscular

14 – Hipertensão pulmonar

15 – Gases

Advertisement

16 – Pneumonia

17 – Espasmos do esôfago

18 – Dilatação do estômago ou do esôfago

19 – Tumores no pulmão

20 – Derrame

Advertisement

21 – Aneurisma

22 – Embolia pulmonar

23 – Pericardite

24 – Lesões na costela

25 – Pancreatite

Advertisement

26 – Refluxo esofágico

Na lista acima há doenças que também, assim como o infarto, necessitam de socorro médico urgente, por este motivo o melhor mesmo é prevenir ao menor sinal de dor no peito.

O infarto, por sua vez, não se detém apenas a este famoso sintoma, ele também dá outros sinais relevantes, tais como: azia, indigestão, tontura, fadiga, falta de ar, palpitações, náusea, vômito e dores pelo corpo mesmo em repouso.

Exames anuais são de fundamental importância para garantir a saúde deste órgão vital. Medir os níveis de açúcar no sangue e colesterol anualmente, praticar exercícios físicos regularmente, ter uma boa dieta alimentar (com frutas, verduras, carboidratos e proteínas na medida certa), consumir as gorduras do bem (provenientes de alimentos como castanha, azeite, abacate, chocolate meio amargo), não fumar, evitar bebidas alcóolicas, ter momentos de lazer e diversão para afastar o estresse, são algumas das precauções que todos devem ter para evitar problemas no coração.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.