5 maneiras de ensinar os filhos a serem gratos

Para estimular a felicidade nos filhos, nada melhor que incentivar a gratidão no lar!

Michele Coronetti

O mundo precisa urgentemente de pessoas melhores. Os pais podem ajudar seus filhos e serem mais felizes ajudando-os a serem mais gratos. Com tudo o que o mundo oferece, com ambos os pais trabalhando para comprar todas as coisas necessárias e possíveis para o filho, muitas vezes ajudar a instalar a gratidão pode ser um desafio.

A educação básica, as palavras mágicas que pais ensinam às crianças não se comparam ao sentimento positivo da gratidão que pode fazer parte da rotina deles. Pesquisadores já apontam que pessoas gratas são mais saudáveis tanto física quanto psicologicamente. E conseguir ajudar as crianças nessa tarefa não é difícil, especialmente ao seguir essas 5 maneiras:

1. Equilíbrio financeiro

Ter o próprio dinheiro e doar parte dele é ótimo para ajudar a criança a entender mais sobre a gratidão. Primeiro, é importante que eles tenham alguma maneira de obter renda como ao realizar tarefas externas como limpar um jardim ou levar cães para passear. Mesmo que seja uma quantia pequena, é hora de ensinar que uma parte vai para seus gastos livres, outra para poupar e outra para doação. Eles podem escolher uma instituição de caridade e enviar o dinheiro para lá. Esse ensinamento os ajudará a entender que o dinheiro não manda neles, mas que eles têm o poder e podem doar para ajudar alguém.

2. Voluntariado

Doar dinheiro é fácil e não requer muito esforço. Mas, para gerar a genuína gratidão, nada melhor que ir a um abrigo com pessoas carentes e fazer algo por eles. Existem locais com várias necessidades, as crianças podem ajudar a preparar alimentos ou limpar canis públicos. Outras opções seriam ajudar pessoas com os dons que a criança possui como tocar ou cantar em um asilo, fazer brincadeiras em orfanatos, pintar paredes de escolas públicas ou ainda ajudar um vizinho idoso levando um pão caseiro ou limpando seu jardim. Eles farão a diferença daquelas pessoas, que lhes serão gratas e assim entenderão o que é a verdadeira gratidão, pois ela virá de dentro deles.

3. Brincadeiras

Outra forma de desenvolver a gratidão é brincar com eles. Especialmente jogos de tabuleiro ou mesa. A cada rodada a criança pode dizer algo pelo qual é grata. Os pais podem fazer o mesmo enquanto jogam com eles. A frase pode ser dita antes de lançar os dados ou uma carta.

Advertisement

4. Exemplo

Não há melhor maneira de ensinar uma criança que a prática constante. Dizer obrigado, por favor e desculpe é uma forma excelente de promover o aprendizado real. Não reclamar dos reveses da vida, contar experiências com ênfase na gratidão pessoal fará com que o ambiente familiar seja perfeito.

5. Bilhetes

Essa maneira ainda é ótima, pois quando algo é escrito, reforça o pensamento. Incentivar os familiares a escreverem bilhetes de gratidão para os outros ajuda a passar o momento frustrante como quando um irmão pega o último pedaço de bolo. Colar os bilhetes em locais visíveis a todos incentiva a prática.

Desenvolver a gratidão será muito benéfico para a criança que sentirá maior satisfação em sua vida, além de ampliar sua perspectiva futura. E mesmo que os momentos passados pela família não sejam de alegria, a gratidão pode fazer parte da rotina, com esperança e trabalho para que tudo volte a ficar equilibrado.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.