Pesquisa revela a maneira correta de se terminar com alguém (é mais chocante do que se imagina)

Você tem certeza que seu relacionamento acabou, mas não está sabendo lidar com isso? A conclusão dessa pesquisa pode ser um caminho.

Suely Buriasco

Por mais que as pessoas queiram viver um relacionamento duradouro e se esforcem para isso, às vezes a realidade não confirma os planos e o fim parece ser a única solução possível.

A decisão

Tomar consciência que o relacionamento acabou e ter que esclarecer isso para o parceiro é muito doloroso. Quase sempre essa decisão parte de uma pessoa e não corresponde aos sentimentos do outro, o que torna a situação ainda mais difícil. Por conta disso, muitos preferem protelar, agir de forma que o outro entenda e resolva tomar uma posição que, na verdade, não é dele, pelo menos, inicialmente. Claro que é preciso ter coragem para assumir que deseja o fim, mas querer que o outro resolva a questão não é justo, muito menos adequado.

Evite piorar as coisas

Nada é tão ruim que não possa piorar… Infelizmente. Se você está nessa situação esperar um momento propício pode ser desastroso, afinal, é provável que nunca o encontre. Se você realmente tem certeza que acabou não vai ser um dia, nem mesmo um ano que vai fazer qualquer diferença positiva.

Vamos pensar em algumas possíveis ações capazes de piorar tudo:

  • Você prefere se esquivar de uma conversa. Isso provoca as conjecturas do outro que passa a supor coisas que, talvez, nem sejam verdadeiras.

    Advertisement
  • Você tem um caso. A dor que isso causa não deve ser subestimada. Mais uma vez, isso acrescenta mais problemas e dificuldades.

  • Usar os filhos. Se vocês têm filhos, o pior que podem fazer é colocá-los no meio do fogo cruzado. Os filhos devem ser poupados, o máximo possível, de todo esse sofrimento.

Muito cuidado para não piorar ainda mais a situação, causando mais sofrimento e trauma para todos os envolvidos.

A pesquisa

Segundo essa matéria: “… a ciência descobriu a melhor forma de terminar com alguém: sendo brutalmente honesto. A conclusão é de estudo da universidade americana Brigham Young University, publicado em agosto deste ano”.

Clareza e franqueza foram apontados como comportamento ideal para expressar o desejo de terminar o relacionamento. Ou seja, a pesquisa garante que ir direto ao ponto, sem rodeios ou desculpas é a melhor forma de dizer ao parceiro que não quer mais manter o relacionamento. “Dizer de forma direta: eu quero terminar” é, segundo a pesquisa, a melhor forma de chegar a isso.

Advertisement

O fim

Autenticidade, assertividade e afetividade são fundamentais no momento de falar sobre a decisão de terminar o relacionamento. A dor de quem recebe essa notícia do parceiro não tem como ser amenizada por ele. Querer consolar ou minimizar as coisas vão fazer com que o outro se sinta ainda mais humilhado. Dar adeus é uma parte inevitável da vida. Perdas acontecem sempre, algumas, claro, são mais dolorosas do que outras. Terminar um relacionamento íntimo nunca será fácil, não basta pensar que você pode “simplesmente fazer isso” sem causar dor. É preciso compreender que o outro terá que lidar com isso a seu modo.

E você, o que acha disso?

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.