Psicoterapeuta alerta que palmadas é sinônimo de DESCONTROLE dos pais

Criar filhos dá trabalho, mas é um projeto de vida fantástico para a vida toda!

Renata Finholdt

Talvez você já tenha se deparado com a polêmica a respeito de como educar uma criança da forma correta. É muito comum que boa parte dos bons pais errem na forma de educar seus filhos, talvez sendo duros e rígidos demais ou dando liberdade além do que deveriam, mas todos esses erros são uma tentativa de educar os filhos da forma correta.

Claramente os bons pais desejam o melhor aos filhos e tentam proporcionar a eles o que acham ser o certo para que recebam uma boa educação, porém algumas vezes erram em determinadas atitudes.

Lucia Rosenberg, uma psicoterapeuta especialista em relações familiares, ensina que o amor nasce dia após dia e que os pais aprendem com os filhos a serem pais também. Pais e filhos criam vínculos através das pequenas coisas desde que se veem e se tocam pela primeira vez.

Ela ainda ensina que vivemos em uma época em que pais e filhos precisam ter mais intimidade. Os pais precisam se interessar legitimamente pela vida de seus filhos, participarem dela de forma ativa. Cultivar esse relacionamento desde a mais tenra infância faz com que os elos se tornem cada vez mais fortes a cada ano que passa, gerando confiança mútua e tornando as fases difíceis da vida, como a adolescência, por exemplo, um período mais tranquilo de ser vivido.

Lúcia ainda ensina que bater é apenas uma forma de violência e que a consequência dessa agressão para a mente de uma criança é mágoa e mais violência, uma vez que a criança aprende pelo exemplo. Não é possível ensinar uma criança a não gritar, gritando com ela, o mesmo acontece com as palmadas. Bater é mais descontrole dos pais do que mau comportamento da criança.

Advertisement

A melhor forma de lidar com uma criança desobediente, segundo a psicoterapeuta, é sentar com ela e usar de empatia, explicando com calma os motivos pelos quais aquela atitude não é permitida. Fitar olho no olho cria uma sintonia entre pais e filhos.

Conhecer bem os pequenos e deixar que eles conheçam seus pais é a melhor forma de estreitar laços e aumentar a sintonia entre ambos. Contar histórias, mostrar suas conquistas e falar sobre suas dificuldades vai fazer com que a criança conheça um pouco mais daquela pessoa que está por trás do pai ou da mãe. Isso acontece pouco a pouco, ano após ano a cada momento que estiverem juntos.

Criar filhos dá trabalho, muito trabalho. Nunca temos a certeza se estamos fazendo da forma correta, mas como ensina a psicoterapeuta, é um projeto de vida. E realmente, é para a vida toda, e pode ser muito bom, fantástico, o melhor de todos os projetos que alguém possa almejar.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.