4 passos para lidar melhor com a rejeição

A rejeição é um sentimento tão doloroso que pode inspirar grande amadurecimento. Saiba como lendo este artigo.

Suely Buriasco

Sentir-se rejeitado é algo esmagador. Somam-se emoções carregadas de sofrimento e é comum que, ao nos sentirmos assim, passemos a nos considerar pessoas isoladas, desprovidas, inúteis, indesejadas. Perder um emprego, não ser reconhecido e problemas de relacionamento também podem gerar um terrível sentimento de ser indesejável. No entanto, a rejeição, comumente, parece ser insuportável quando um relacionamento romântico chega ao fim.

Aqui estão algumas maneiras de lidar com esse sentimento que você pode estar experimentando agora:

1. Seja dócil com você

Você está chocado e triste, seu corpo e mente precisam de um tempo para se recuperar. Não se esforce tanto, não exija mais do que você é capaz de suportar. Claro que é preciso manter a sua rotina, a vida não para enquanto você sofre, mas você realmente precisa criar períodos de descanso e calmaria. Sua mente precisa vagar em pensamentos construtivos até que você volte a sorrir, valorizando o que há de bom na sua vida. Aceite o que está acontecendo com você, seus sentimentos e necessidades. Acolha-se!

O psicólogo Frederico Mattos explica nessa matéria: “Não existe unanimidade. Na natureza humana sempre haverá cores, sabores, experiências e pessoas que agradarão mais uma pessoa do que outra. O problema é que nós temos uma fantasia de que nosso desejo pelo outro deveria criar uma atração correspondente e irresistível”.

2. Lembre-se que você não pode adivinhar o futuro

Em momentos assim, muitas pessoas alimentam pensamentos negativos e de fracasso. Sentir-se rejeitado já é doloroso o suficiente, você realmente não precisa ampliar isso. Interessante como o estresse de muitas pessoas não é tanto sobre o que elas estão sentindo agora, mas sobre suas preocupações futuras. Acredite, na maioria das vezes, o que tememos não chega a acontecer. Não se demore na dor mais do que o suficiente para fazer dela alavanca de crescimento.

Advertisement

3. Busque boas companhias

Diante da rejeição muitos se isolam, fixando-se na própria solidão, o pior é que, agindo assim, aumentam mais a sua dor. No entanto, se você permitir vai perceber que muitas pessoas amam você e gostariam de apoiá-lo. Abra-se à possibilidade de outras pessoas cuidarem de você. Cerque-se de quem quer ajudar você a superar esse momento, seja flexível. Você faria isso por outra pessoa – então permita que outros façam com você. Fale de seus sentimentos, desabafar ajuda, mas não se deixe levar por lamúrias e reclamações que acabam por afastar todo mundo.

4. Seja gentil e benevolente com os outros

Os especialistas afirmam que boas ações provocam a felicidade do ser humano. Não se feche na sua dor, existem muitas pessoas em grande sofrimento. Volte os olhos ao seu redor e perceba que a vida de todo mundo é um caminho de superação e faça essa caminhada com benevolência. Lembre-se de que você não é um indivíduo ruim apenas porque alguém não quer você. Então, seja gentil e faça coisas boas para os outros. Quando nos envolvemos bondosamente com os outros, nos sentimos melhor em relação a nós mesmos.

A gratidão é uma ferramenta próspera e segura de valorização de si mesmo e da vida. Quando agradecemos priorizamos o que temos de melhor e percebemos as pessoas e situações boas que nos rodeiam.

Sinto que você esteja sofrendo hoje, mas sei que você pode superar e amadurecer com tudo isso.

Dê tempo ao tempo, tudo ficará bem!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.