Mães também precisam de autoestima! 3 sinais de que você está com baixa autoestima

Pensamos que as mães são super-mulheres, e que sempre estão entusiasmadas para fazerem as milhares de coisas que se espera delas. Mas mães também são humanas e precisam de incentivo para serem bem-sucedidas.

Luiz Higino Polito

Conforme a gente vai crescendo, vai percebendo que aquela mulher que normalmente é o centro do lar, para onde convergem todas os pedidos, queixas e expectativas – as mães – são também sujeitas a fraquezas, ambiente familiar, tristezas, doenças e morte.

Nos lares onde, infelizmente, falta a mãe, por um motivo ou outro, as coisas podem até andar bem, se o homem da casa for muito habilidoso, mas na maioria dos casos, um lar sem mãe não é a mesma coisa do que o lar onde existe uma mulher amorosa e comprometida.

E quando a mãe fica com baixa autoestima?

Os motivos podem ser diversos: problemas conjugais, doenças dos filhos, problemas financeiros, depressão, etc. Vale aqui uma constatação: a mulher, normalmente, é muito mais forte do que o homem, tanto nas questões de enfrentamento de doenças, como na hora de lutar com bravura para proteger sua prole. Nesses quesitos, têm homens que só de verem uma seringa já caem desmaiados.

Mas, por mais fortes que sejam, as mulheres baqueiam, ocasionalmente. E o que fazer quando isso acontece? Como levantar a autoestima de uma mãe?

Mãe também é gente!

Com esse título, numa matéria da Revista Pais & Filhos, Tália Jaoui, que é Master Coach Trainer, em seu livro: “A Revolução do Coaching”, fala o seguinte: “A baixa autoestima (das mães) não vem só de dentro. As pessoas ao redor esquecem das mães. A sociedade e a família precisam entender que essa nova mãe necessita de cuidado e carinho”. No livro, Tália Jaoui alista algumas coisas que mostram quando as coisas não vão bem com a autoestima das mães: A mãe não consegue pensar em outra coisa a não ser seu filho; A mãe não tem tempo para fazer suas coisas; Sua produtividade no trabalho cai; A mãe deixa de ter vaidade e não pensa mais no companheiro.

Advertisement

Quando essas coisas acontecem, o perigo é o lar caminhar para situações de risco. Por exemplo, a mãe quando só pensa nos filhos, esquecendo-se de que também é mulher e tem um marido que quer sua atenção, pode fazer a relação esfriar e colocar em risco o casamento.

Possíveis soluções para isso são muita conversa, a mulher explicar para o marido e os filhos pelo que ela está passando, e pedir mais ajuda e colaboração deles. Tem mulheres que acham que é sua obrigação fazer todas as tarefas de casa! Nos dias de hoje isso já é coisa do passado, e as mulheres devem ensinar seus filhos desde pequenos que eles têm suas responsabilidades na ordem e nas tarefas domésticas.

Tempo só para ela

Quando os filhos são bebês, é difícil a mãe ter tempo só para ela, mas conforme os filhos vão crescendo, é fundamental que a mulher tenha um tempo só para ela para ler, ver seus filmes preferidos, fazer coisas que gosta, como desenhar, fazer artesanato, ou mesmo estudar uma profissão pela qual tenha predileção e habilidade. Tais habilidades desenvolvidas, normalmente, em certas etapas da vida do casal, podem salvar a família em momentos de desemprego e outras dificuldades familiares.

Vaidade

Excesso de vaidade – assim como todos os excessos – é ruim. As mães, porém, também precisam cuidar de si mesmas, pelo seu próprio bem (para elevarem sua autoestima) e também para agradarem a seus companheiros, o que, em troca, normalmente reverterá em benefício para a mulher e para o casamento. As mulheres devem reservar um dinheirinho para manterem-se arrumadas, unhas razoavelmente bem-feitas, cabelo arrumado, etc. Embora os homens possam não elogiar detalhes, eles percebem muito bem se uma mulher está bem arrumada ou totalmente desleixada…

Casos mais sérios

A baixa autoestima pode também ter raízes em complexos de inferioridade, excesso de timidez ou traumas dos mais variados. Neste caso, auxílio de especialistas se tornam necessários. Nunca cansamos de alertar a todos sobre os perigos da depressão, que pode levar as mulheres (assim como aos homens) a cometerem atos extremados.

Advertisement

Dicas para elevar a autoestima

No vídeo a seguir, você poderá ver dicas fáceis para elevar a sua autoestima! Confira!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!