Trabalhar demais faz mal para a saúde: Japonesa morreu após fazer mais de 150 horas extras no mês

Saiba como trabalhar demais pode afetar sua saúde.

Renata Finholdt

Você já deve ter passado por isso se trabalha fora, muito trabalho para fazer e os dias passando rápido demais. A opção para dar conta de tudo é trabalhar um pouco mais, além do horário normal, ou seja, horas extras.

Sem dúvida alguma, as horas extras ajudam bastante não só a colocar o trabalho todo em dia, mas também a receber um dinheirinho extra no final do mês. Mas o que a maioria das pessoas esquece, é que com horas a mais de trabalho o tempo para descanso e lazer fica reduzido e com isso a sobrecarga física é notória.

Há poucos anos, Miwa, uma funcionária de uma emissora pública japonesa que cobria a área política do país, trabalhou excessivamente em um mês repleto de acontecimentos, fez ao todo cento e cinquenta e nove horas extras, e tirou apenas dois dias de folga neste período, como consequência sofreu uma morte por insuficiência cardíaca, aos trinta e um anos.

A causa de sua morte não foi revelada inicialmente, só três anos depois é que o motivo foi realmente divulgado, e agora serve de alerta para aquelas pessoas que passam dias sem conseguir descansar e relaxar de suas atividades cotidianas.

Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, o cansaço é prejudicial ao coração e pode causar uma série de problemas.

Advertisement

Quando deixamos de descansar o suficiente fatores como: o estresse, baixa imunidade, desequilíbrio emocional e desgaste mental podem surgir, já quando descansamos o suficiente nosso corpo agradece.

  • O descanso alivia o estresse, pois no momento que relaxamos mudamos o foco do problema.

  • Aumento da imunidade, uma vez que durante o sono as defesas do organismo se tornam mais fortes.

  • A saúde cardíaca se restabelece, porque durante o sono a pressão sanguínea diminui e o coração trabalha mais lentamente.

  • Há também uma melhora estética, já que enquanto dormimos os tecidos se regeneram.

    Advertisement
  • Dormir ajuda a manter o peso, isso porque se passamos noites em claro a tendência é comer durante esse período, o que acarreta em ganho de peso.

Dormir é uma necessidade de nosso organismo, não é um luxo nem tampouco uma opção. O governo japonês divulgou que mais de duas mil pessoas tiraram suas próprias vidas por problemas relacionados ao trabalho em um único mês e este número não inclui os casos como o de Miwa, ou seja, problemas de coração, AVC e outras doenças.

Trabalhar é bom e muito importante, mas o equilíbrio entre trabalho e descanso é tão importante quanto. Reavalie sua vida e verifique se não está na hora de deixar um tempo a mais para cuidar de sua saúde física e mental descansando.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.