8 maneiras simples e eficazes de acalmar uma criança AGITADA

Seu filho é muito agitado? Então veja estas dicas!

Stael Ferreira Pedrosa

Crianças são naturalmente agitadas, cheias de energia e disposição para brincar, imaginar, correr, pular e por vezes até brigar. Não há como mudar sua natureza e, atualmente, algumas têm sido consideradas como hiperativas. Nem todas são. Pode ser apenas agitação normal da infância ou excesso de estímulos.

Todo pai ou mãe certamente gostaria que as crianças viessem com um botão de liga/desliga, principalmente na hora de dormir quando elas evitam a todo custo ir para a cama ou simplesmente começam a chorar por cansaço. Como tal botão não existe, o melhor é adotar algumas estratégias simples para acalmar os pequenos, tais como:

1. Deixe-as agirem espontaneamente por algum tempo

Mesmo quando querem, as crianças pequenas não conseguem permanecer quietas por mais que 5 ou 10 minutos. Seu tempo de atenção costuma ser o determinante se elas permanecerão quietas ou não, por exemplo, crianças até 3 anos não conseguem prestar atenção em determinada conversa, programa de TV ou aula, por mais que 3 ou 5 minutos. Quando a agitação vier, deixe-as extravasarem por alguns minutos que elas logo voltam a se acalmar e prestar atenção.

2. Faça com que se mexam

Uma criança cansada devido a atividades saudáveis será mais calma e não resistirá à hora de ir para a cama. Criança que fica o dia todo ociosa e sem atividades diversificadas, certamente encontrará “algo” para fazer. Seja subir na janela, enfiar um garfo na tomada ou brincar com pílulas coloridas. Além disso, a criança que não se mexe durante o dia tem mais dificuldades para dormir, já que passou o dia à toa.

3. Mude de atividade

Crianças se cansam facilmente de brincadeiras, jogos ou qualquer atividade que estejam desempenhando. Na Igreja por exemplo, é difícil manter as crianças quietas durante os sermões. No entanto, papel, lápis, giz de cera, livrinho de colorir, podem aquietar as crianças quando elas começam a se agitar. Os pais não devem dar esse material tão logo cheguem à Igreja, pois as crianças precisam aprender a se concentrar e ouvir o que está sendo dito, porém tal concentração segue um processo progressivo. Assim que se cansarem de uma atividade, faça outra. Elas aumentarão o tempo de atenção naturalmente.

Advertisement

4. Faça um vidro da calma

Água com glitter e tinta pode distrair crianças agitadas. Baseado no método Montessori, o vidro da calma atrai a atenção de crianças dando a elas tempo de se acalmarem. A receita você encontra aqui. Pode ser usado também na hora de dormir.

5. Ensine-a a se organizar

Muitas atividades ou muitas coisas para fazer podem deixar a criança sem iniciativa e agitada. É necessário ensiná-las a ter foco e fazer uma coisa de cada vez. De acordo com Bianca Arcangeli, da coluna mãe em dia, da revista Pais e Filhos, o melhor é oferecer “um brinquedo por vez e não deixar a televisão e o brinquedo com ele. Uma coisa por vez. Se for para ver televisão, vai ver televisão; se for brincar, vai brincar”.

6. Não premie o mau comportamento

Resista à tentação de dar uma bala ou pirulito quando a criança der uma birra. O motivo é tão simples quanto o raciocínio infantil: “hum, eu chorei, dei birra e ganhei isso. Quero mais, acho que preciso chorar e dar mais birras.”

7. Evite brincadeiras excitantes na hora de dormir

Se o problema de seu filho é na hora de dormir, pode ser que além de pouca atividade, ele esteja sendo estimulado ao invés de relaxado. Na hora de dormir, nada de brincadeiras ou histórias que estimulem a imaginação, que os faça correr ou pular. O melhor é tornar o ambiente o mais tranquilo possível nesse momento. Uma história simples, menos luz e mais silêncio podem acalmar as ferinhas.

8. Pais agitados, filhos agitados

Se os pais se mostram agitados, gritando, é muito provável que a criança copie o comportamento. Se a intenção é acalmar os filhos, os pais devem se acalmar primeiro. Uma boa tática é segurar as mãos deles e baixar ao nível de seus olhos, conversar com eles calma e pausadamente, mas com firmeza. Os pais devem estar atentos aos motivos da agitação das crianças, elas podem estar querendo chamar a atenção, carentes de afeto ou enfrentando situações com as quais não sabem lidar.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.