Pais e mães solteiros: 5 maneiras de encarar os desafios

Mesmo sozinhos, pais e mães podem criar bem a seus filhos. Os desafios são grandes, mas são possíveis de ser vencidos.

Michele Coronetti

A vida pode trazer muitas surpresas e criar filhos sozinhos é uma delas. Apesar de parecer um fardo pesado demais, muitos pais e mães solteiros conseguem diariamente superar as dificuldades que a situação exige. Há muitos bons exemplos no mundo que podem ser seguidos.

Algumas lições que ajudam a encarar o desafio de nutrir e educar um ou mais filhos sozinhos podem ser encontradas e adotadas para que o fardo não fique tão pesado e difícil de ser superado. Os desafios podem ser muitos e alguns deles incluem:

1. Falta de credibilidade

As pessoas olham para o pai ou mãe sozinho e acabam gerando a certeza de que jamais conseguirão proporcionar uma vida igual a um filho que tem ambos os pais em casa. Realmente é um grande desafio criar e educar filhos sozinhos, porém, para a criança é fundamental que ela seja cuidada por alguém e que tenha uma referência a seguir. Não se deixar atingir pelos comentários, olhares duvidosos ou mesmo desprezíveis que pode receber das outras pessoas que não acreditam em sua capacidade. Isso é importante para continuar em frente.

2. Aplausos por criar filhos sozinhos

Na contramão do item anterior, há pessoas que elogiam ao extremo, considerando que o pai ou mãe sozinhos são melhores que os outros. Muitos até acreditam em suas adulações e se inflam de orgulho. A verdade que ajudará a vencer o desafio sem se achar um super-herói é simples: pais trazem filhos ao mundo ou os adotam porque aceitam a responsabilidade de nutrir, cuidar e educar a criança. E isso não é nenhum feitio exuberante, apenas o cumprimento da responsabilidade. Pais com cônjuges deveriam se sentir da mesma forma.

3. A rotina

Administrar os estudos e cursos extras com o trabalho sendo um pai ou mãe sozinhos não é nada fácil. A dica aqui é muita organização, cabeça no lugar e amigos e parentes próximos. Ter sempre um plano B é sábio. Uma vez que o filho precisa chegar à escola um pouco mais tarde para a viagem com os colegas de classe, várias alternativas podem surgir como pedir para um familiar ou mesmo um outro pai ou mãe de um amigo da mesma escola que possam levar no horário pedido caso o responsável não possa alterar o horário de entrada no trabalho. Vivemos em sociedade e a maioria das pessoas se sente bem em ajudar. É importante ter consciência das responsabilidades com a criança e evitar pedir ajudas constantes.

Advertisement

4. Informação

Para quem cria filhos, sozinhos ou como casal, a informação nunca é demais. Consultas ao pediatra, psicólogos e outras pessoas podem orientar sempre para que a família, mesmo que incompleta perante a sociedade, alcance sucesso sempre.

5. Não esquecer de si próprio

Que a vida por si só será conturbada isso todo pai ou mãe solteiro sabe. Mas as crianças crescem e a vida passa, o estudo, o aperfeiçoamento e nem o lazer podem deixar de fazer parte do dia a dia destes responsáveis. Com a cabeça tranquila e sentimento de estar se renovando através dos cursos, eles darão um ótimo exemplo para seus filhos além de sentirem mais satisfação em sua vida, mesmo que quase todo o seu tempo seja consumido com os pequenos. Podem ainda incluir seus filhos nas atividades de lazer como também nas de estudo.

A parte mais importante para o sucesso na hora de criar filhos é o amor. Quando ele existe e é verdadeiro, o restante fluirá e acontecerá à medida que o pai ou mãe e a criança vão crescendo. Quem ama de verdade vai buscar sempre o melhor e não se importará em fazer sacrifícios pelos filhos. Os desafios da vida são para o desenvolvimento pessoal e proporcionam oportunidades de maturidade e aprendizado que se tornarão em personalidade forte.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.