5 atitudes que possivelmente irão prejudicar todos os seus relacionamentos

Vou me esforçar e mudar, ou deixarei com que essas coisas prejudiquem meus relacionamentos?

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Relacionamento conjugal, familiar, social e profissional. Convivemos com pessoas, falamos com pessoas e a todo momento nos relacionamos com elas de alguma forma. A nossa personalidade nos ajuda muito em nossos relacionamentos, mas também pode nos prejudicar. Atitudes de gentileza, de mansidão, compreensão e entendimento, por exemplo, nos ajudam muito, não é mesmo? Mas também existem atitudes que em vez de ajudar, só atrapalham. O importante é que consigamos ter essa visão e nos policiar, caso contrário, estas cinco atitudes das quais falarei, prejudicarão todos os relacionamentos.

1. Egoísmo

Uma pessoa egoísta é aquela que se preocupa somente com seus próprios interesses. Ela somente fará o bem a alguém se aquilo a beneficiar de alguma forma. Ela importa-se mais com o lado racional e deixa o emocional de fora. Talvez ela pareça ser forte, pois afinal, parece amar tanto a si mesmo! Ela sabe dizer “não”, e ninguém tem coragem de pedir algo a ela, porque sabe que não obterá ajuda.

Infelizmente, o egoísmo existe. Muitas vezes em nossas vidas acabamos sendo egoístas, afinal, todos temos nossas imperfeições. Em um relacionamento, dispensam-se sentimentos egoístas, é necessário amor ao próximo, caridade, gentileza e altruísmo.

2. Orgulho

O orgulho faz com que você acredite estar sempre certo, que somente o seu jeito é bom, e faz você pensar que não cometeu erros e que não é seu dever pedir perdão.

Acredito que não preciso falar muito sobre isso, pois é nítido que para que um relacionamento tenha sucesso, é necessário que tenham compreensão um para com o outro, que tenham humildade para pedir perdão ao cometer erros, e que saibam ceder.

Advertisement

3. Desonestidade

Honestidade é sinônimo de verdade. Uma pessoa desonesta diz mentiras, pode tratar alguém com falsidade, e pode até mesmo criar intrigas baseadas em coisas que não são reais. Esse comportamento sem dúvida nenhuma atrapalha qualquer relacionamento. Onde há desonestidade, não há confiança, e a confiança é fundamental em qualquer relacionamento.

4. Ciúme

Muitas pessoas acreditam que ciúme é sinônimo de amor, e essa afirmativa é completamente incorreta. Ter ciúme é ter medo, ter insegurança, é pensar que aquela pessoa é de sua propriedade, que ela não é livre, que ela é como um pássaro que tem plenas condições de voar, mas você o prende, não quer perdê-lo, e faz ele comer e beber somente na hora em que você o alimenta, e ele não canta mais como cantava antes. Isso não parece ser amor, não chega nem perto do que é o sentimento de amor.

O ciúme talvez seja uma característica de sua personalidade, mas você precisa reconhecer que isso não é bom, que isso não lhe traz felicidade e somente atrapalha qualquer tipo de relacionamento que você tiver, seja amoroso, familiar, social ou profissional. Se você não conseguir reconhecer isso, não conseguirá se policiar e, infelizmente, este comportamento irá prejudicar os seus relacionamentos.

5. Rancor

Este sentimento, o rancor, não nos deixa esquecer memórias ruins, decepções, e todas aquelas coisas que nos machucam. É como uma ferida que não cura, volta e meia tiramos a casquinha e ela volta a sangrar. Quando pensamos que ela está se curando, acontece algo que a cutuca e lá vamos nós novamente relembrar coisas passadas.

O rancor faz mal não somente à nossa alma, mas também ao nosso corpo e nossa saúde, e a todos aqueles que estão ao nosso redor.

Advertisement

Gosto muito de sempre repetir o fato de todos sermos seres humanos, e como imperfeitos que somos, cometemos erros, e isso acontecerá muitas vezes. Mas a escolha de magoar-se ou não, guardar rancor ou não, perdoar ou não, é única e exclusivamente nossa. É necessário força e muita humildade.

Ter rancor nada ajuda em um relacionamento. Resolva suas mágoas, converse com quem lhe fez mal, expresse seus sentimentos, pois talvez aquela pessoa nem saiba sobre a sua mágoa. Viva em paz, deixe a ferida sarar.

Certamente essas cinco atitudes e muitas outras virão à tona em nossas vidas por muitas vezes, mas a escolha é nossa. Vou reconhecer que isso não é certo e faz mal a mim e às outras pessoas? Vou me esforçar e mudar, ou deixarei com que essas coisas prejudiquem meus relacionamentos?

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.