3 cuidados essenciais na hora de comprar um celular para seu filho

Estes são 3 cuidados essenciais na hora de comprar um celular para seu filho.

Roberta Preto

No Natal de 2016, estava com minha família e percebi que um dos meus sobrinhos, de apenas 5 anos, não largava o celular. Todos os outros corriam, brincavam e lá estava o Rafinha fixado no celular.

Eu, como tia, fiquei preocupada e chamei meu irmão. Comecei a falar com ele sobre nossa infância, relembrei o quanto corríamos e jogávamos bola juntos, depois perguntei-lhe se ele iria permitir que o filho dele crescesse sem isso. Então, de imediato, meu irmão foi até o Rafinha e pediu o celular firmemente. Meu sobrinho relutou e chorou, mas obedeceu. Depois não demorou muito, o Rafinha enxugou as lágrimas e foi bagunçar com seus primos.

Há uma semana, meu irmão enviou algumas fotos do Rafinha com todos os seus primos escorregando com papelão num morro de terra e outras fotos brincando na chuva. Embaixo estava a mensagem: “Agora, ele terá do que se lembrar de sua infância.”

Aqui estão perguntas que apontam 3 cuidados essenciais na hora de comprar um celular para seu filho:

O filho precisa de um celular ou dos pais dele?

Pais, cuidado! Seu filho precisa mais da atenção e tempo de vocês do que de um celular.

Advertisement

Alguns pais acreditam que podem comprar um celular para os filhos para preencher a ausência deles. Nada pode comprar a infância dos filhos. Pois, a infância e adolescência não duram para sempre e quando esses pais perceberem saberão que nenhum de seus esforços e presentes foram capazes de compensar os melhores anos da vida de seus filhos.

É na infância e adolescência que os filhos tendem a espelhar para formar parte do caráter deles em seus pais.

O filho precisa de um celular ou de uma infância?

Esta é uma questão que se encaixa bem na história que relatei acima com meu sobrinho.

Crianças precisam de infância. Eu me entristeço quando vejo bebês e crianças segurando os celulares e fixados neles, quando na verdade deveriam estar segurando brinquedos, como uma bola de futebol, carrinho ou uma boneca.

As crianças são símbolos de alegria, elas precisam correr, brincar, também precisam cair para aprenderem a se levantar. Andar de bicicleta e jogar futebol. Elas precisam estar perto da natureza, dos animais e não trancafiadas num quarto adquirindo vícios, problemas de visão e tornando-se tristes, solitárias e algumas até obesas.

Advertisement

Por que meu filho precisa de um celular?

Claro, adolescentes precisam de celular para comunicar-se com amigos e familiares. Mas, os pais precisam atentar-se para não dar um aparelho com mais recursos do que os filhos realmente carecem.

Se você ocupar seu filho, que deveria ser seu bem mais precioso, com um celular na infância dele, para que você possa satisfazer seus desejos, como o de ocupar-se em visualizar quantas curtidas você recebeu de pessoas estranhas nas redes sociais, acredite: você será uma estranha na vida adulta do seu filho também.

Ninguém pode dizer como você deve criar seu filho, todavia, o que você plantar na infância de sua criança, você terá que colher na vida adulta dela.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.