Suas filhas se negavam a arrumar seus quartos, então esta mãe teve uma ideia que é APROVADA por muitos especialistas e repudiada por outros

Alguns concordaram, outros disseram que ela era uma mãe abusiva…

Fernanda Gonzales Casafús

Aqueles de nós que temos filhos sabemos que uma das coisas com as quais mais lutamos é conseguir fazer com que nossos filhos organizem suas coisas. Desde pequeno, pode ser uma luta constante, e algo bastante problemático.

Eu sou mãe de dois filhos pequenos, e devo dizer que uma das coisas que mais me cansa é lembrar aos meus filhos todos os dias que eles devem guardar seus brinquedos e deixar suas roupas e calçados no lugar certo. Às vezes funciona que é uma maravilha, outras vezes nem tanto. Mas para que eles guardem suas coisas devemos ser constantes e ensinar através do exemplo. Se não, ao chegar na adolescência, quando for entrar em seus quartos não terá onde pisar. A não ser que você tenha feito como esta mãe engenhosa, cuja história vou contar-lhe a seguir.

Não vão arrumar? Então vejam isto

Alice Velázquez teve uma ideia engenhosa para dar uma lição de organização às suas filhas, relata o site Little Things. Ela estava cansada de pedir a suas filhas adolescentes que organizassem seu quarto. Sempre estava atrás delas pedindo várias vezes para arrumar e limpar o quarto, mas nada funcionava. Então, ela teve uma ótima ideia.

Alice juntou absolutamente tudo o que tinha no quarto das adolescentes e colocou em sacos de lixo. Pegou sua câmera, tirou algumas fotos e as postou no Facebook com a seguinte legenda “O que fazer quando você está dizendo a suas filhas adolescentes para pararem de deixar o quarto como se um mendigo morasse ali? Coloque tudo (SIM TUDO) em sacos de lixo e venda-os para elas novamente por $25 cada saco (e elas precisam ganhar o dinheiro com tarefas domésticas). A melhor parte? Os sacos foram recolhidos como foram encontrados no quarto – aleatoriamente! Portanto, seus 25 dólares podem comprar um saco cheio de roupa suja ou um saco cheio de lixo”.

Advertisement

Seu post tornou-se viral e foi compartilhado mais de 12 mil vezes. Claro, muitas pessoas discordaram desta decisão, pois consideraram um ato abusivo por parte dela como mãe. No entanto, a maioria dos comentários foi de encorajamento para esta mãe desesperada que já não sabia mais o que fazer para que suas filhas arrumassem seu quarto. Agora, as adolescentes terão que comprar cada saco a 25 dólares para poder encontrar suas coisas.

Assim eles aprendem?

Não sabemos com certeza se as adolescentes depois disto tornaram-se arrumadas e organizadas. Provavelmente, e devido ao espírito de rebeldia que reina na fase da adolescência, as filhas de Alice se vinguem de alguma forma. Ou, provavelmente, a tática funcione tão bem que elas vão pensar duas vezes antes de deixar as coisas jogadas. De acordo com o site Mommypage, aparentemente as filhas de Alice já compraram as 13 sacolas que sua mãe havia enchido com as coisas encontradas em seu quarto.

Sem dúvida, esta mãe deu uma ótima lição a suas filhas. Não acho que devemos ser tão extremistas ao ponto de pensar que ela é uma “mãe abusiva”, como um usuário do Facebook a chamou. Mas podemos destacar o grande esforço que ela fez para que suas filhas aprendessem o valor da organização e disciplina e, acima de tudo, do esforço necessário na vida para conseguir as coisas que queremos.

Não somos perfeitos. E a tarefa de pais é na base do “tentativa e erro”, ou seja, vamos aprendendo ao longo do caminho, tentando sempre fazer o que acreditamos ser o mais conveniente para nossos filhos. A tarefa de ensinar nossos filhos sobre a organização é uma ocupação que nos pertence desde que eles são pequenos, para que se transforme logo em um hábito quando forem adultos.

Ensinar nossos filhos a arrumar: missão impossível?

Há algum tempo escrevi um artigo sobre conselhos para ensinar nossos filhos a ser organizados. Como eu disse anteriormente, como mãe, é difícil conseguir que meus filhos arrumem, mas não é impossível, e com algumas dicas que eu sempre uso, posso me aventurar a dizer que pouco a pouco estou conseguindo. E no final, os resultados serão gratificantes.

Advertisement

Educar através do exemplo

Você não pode querer que seu filho seja organizado se você não for. Deixar que eles vejam você organizar suas coisas diariamente será um grande incentivo.

Designar responsabilidades

Eles nunca são “pequenos demais”, pois sempre há uma tarefa para cada idade. Assim que começam a andar, e como uma forma de um jogo, você pode ensinar-lhes de maneira rotineira a levar seus brinquedos para a caixa. E quando forem mais velhos, podem pendurar seus casacos, guardar seus sapatos, limpar o chão se derrubarem água, etc.

Explicar por que devem arrumar

Sempre explico aos meus filhos que se não arrumarem as coisas não vão encontrar seus brinquedos. Dar-lhes uma razão ajuda a motivá-los.

Estabelecer regras

Todos na família devem colaborar para que os menores aprendam. A roupa suja deve ter um lugar, se tirarem algo da gaveta coloquem de volta no mesmo lugar. Quanto mais cedo começarem a incorporar hábitos de organização mais irá arraigar na idade adulta.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Sus hijas se negaban a ordenar sus habitaciones, entonces esta madre tuvo una idea que és aprobada por muchos y repudiada por otros.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.