Quantas cesáreas pode SUPORTAR o corpo de uma mulher?

A mulher só pode se submeter a três partos cesáreas. Verdade ou mito?

Stael Ferreira Pedrosa

Para os ginecologistas, uma cesárea é uma alternativa possível quando não há opção segura de um parto vaginal sem complicações para mãe e bebê. Embora não seja o tipo de parto ideal, este pode ser o único possível para muitas mães com problemas de saúde, má-formação física ou em situações de riscos para o bebê.

Muitas são as preocupações da grávida antes do parto, entre estas a necessidade de uma cesariana ou mesmo o medo da dor do parto normal. Junto com tais preocupações vêm mitos ouvidos aqui e ali e um deles é: A mulher só pode passar por 3 cesarianas.

O senso comum de que uma mulher pode ter no máximo 3 cesáreas, procede?

O que os médicos dizem a respeito?

Segundo a Dra. Eleonora Fonseca, ginecologista e obstetra, durante a cesárea o útero é cortado, em uma região específica, para a retirada do bebê e, caso haja outras cesarianas, o corte será feito no mesmo lugar, tornando o local mais suscetível e com risco de rompimento, tanto durante o crescimento do útero quanto durante as contrações finais. Após três cesáreas o risco aumenta.

Caso a mulher engravide após a terceira cesárea, há que se ficar alerta a cólicas intensas durante a gravidez e a sinais de trabalho de parto. Caso a gestante de múltiplas cesáreas entre em trabalho de parto sem assistência médica, pode haver rompimento do tecido uterino, o que é grave, havendo a necessidade de retirar o útero (histerectomia).

Advertisement

Para o Dr. Domingos Mantelli, a mulher pode ter mais de três cesarianas, mas, que esta deve estar consciente dos desconfortos durante a gestação. Além disso, segundo o médico, o obstetra tem que ter muita habilidade para fazer um quarto, quinto ou sexto parto cesárea, devido às alterações anatômicas e aderências de cicatrizes que tornam o procedimento cirúrgico cada vez mais complexo e difícil. Além disso, estas cicatrizes podem causar obstruções no intestino delgado.

Resumindo os conselhos médicos, o que se deve ter em mente é que o corpo da mulher suporta mais de três cesarianas. Em 2013, a cantora Simony teve seu quarto filho de parto cesárea e não houve qualquer complicação. No entanto, existem riscos envolvidos após a terceira cesárea, que são:

  • Cólicas intensas durante a gravidez

  • Parto não assistido – onde pode haver rompimento das finas paredes do útero, causando sangramento abundante

  • Possível necessidade de histerectomia em caso de sangramento abundante

    Advertisement
  • Podem suceder problemas placentários

Embora os médicos não estabeleçam de maneira inflexível um número máximo de cesáreas, é consenso entre estes que não deve ultrapassar as três cirurgias. Por isso é aconselhável, logo após a primeira cesárea, os casais fazerem um planejamento familiar preventivo, evitando uma gravidez que venha a pôr em risco as vidas de mãe e bebê.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.