28 milhões de brasileiros sofrem com zumbido no ouvido. É possível curar este mal?

Aprenda técnicas que podem diminuir ou até mesmo eliminar o zumbido no ouvido. Dependendo da causa, a meditação pode ser a possível solução do problema.

Luiz Higino Polito

Segundo reportagem do site G-1, mais de 28 milhões de brasileiros sofrem com os mais variados chiados e zumbidos nos ouvidos. Eu e minha esposa somos 2 dentre esses 28 milhões de pessoas.

Na citada reportagem, é mostrado vários vídeos onde podemos ver pessoas que sofrem do problema e também ouvir dicas de como minimizar ou eliminar esse problema de zumbido no ouvido, que ninguém ainda sabe exatamente o porquê isso acontece com tanta gente.

Segundo a matéria, pesquisadores da Faculdade da USP, de São Carlos-SP, fizeram um experimento em 40 pessoas. No experimento, após 20 sessões com muitos eletrodos na cabeça dos pacientes, descobriram que a área do cérebro que é mais sensível a esse problema do zumbido é o córtex frontal, do lado direito do nosso cérebro.

Possíveis causas do zumbido

Segundo especialistas consultados pela reportagem, “Entre as causas para esse barulhinho estão a alimentação (açúcar, cafeína, gorduras, álcool); perda da audição (ruído, envelhecimento); e ATM e coluna cervical (nesses casos, tratados por dentista e fisioterapeuta)”. Casos físicos são tratados com medicação ou intervenção cirúrgica. Acontece muito, porém, do problema não ser nenhuma dessas causas, e outros tipos de tratamento podem ser utilizados, como a meditação e o uso de sonorização (audição de músicas e sons escolhidos).

Um método que pode ser tentado é focar no zumbido, em vez de tentar camuflá-lo com outros sons, ou tentar ignorá-lo. Tal meditação é “…mais eficiente do que uma atividade relaxante para controlar o zumbido.”

Advertisement

Outro vídeo que consta na reportagem mostra justamente tal meditação, que é feito inclusive em várias empresas.

Músicas para meditação

Também são sugeridas músicas instrumentais para meditação, tendo a reportagem colocado uma lista de músicas para este fim, através do aplicativo Spotify (quem não é cadastrado ainda neste aplicativo, é só logar pelo Facebook).

Zumbido então tem cura?

Dependendo do caso, portanto, a resposta é “Sim”. Seja através de medicações apropriadas, receitadas por especialistas, seja através de meditação ou por se focar no ruído.

Todos os que padecem desse mal recebem com esperança essas alternativas para que, enfim, possam desfrutar de um silêncio total, coisa que quem sofre de chiados e zumbidos no ouvido nunca tem: nem dormindo!

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!