Muito açúcar pode causar depressão e ansiedade, segundo estudo

Será que consumir muito açúcar é assim tão ruim? Pior que é mesmo: além do perigo do diabetes, consumir muito açúcar pode ter efeitos nocivos em várias áreas de nossa saúde.

Luiz Higino Polito

Eu sempre consumi muito açúcar. Aliás, consumia, até estudar mais sobre o assunto. Sinceramente, eu não sabia que consumir muito açúcar fazia TANTO mal assim para a saúde! Muitos estudos colocam o açúcar (principalmente o refinado), como um dos maiores vilões da nossa alimentação. Além do mais, o açúcar vicia, e isso pode ser um problema na hora que tentarmos diminuir seu consumo em nossa vida diária.

Estudos sobre o consumo de açúcar

Depois de acompanharem homens e mulheres durante um período de mais de 20 anos, pesquisadores da Universidade College London descobriram que o consumo de muito açúcar pode predispor os homens a terem depressão: segundo o estudo, o perigo dos homens terem depressão e ansiedade é 23% maior entre os “formigões” do que entre os que consomem menos açúcar do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de apenas 50 gramas por dia (sendo que é melhor se ingerir menos de 25 gramas diárias).

Só para efeito de comparação, uma latinha de refrigerante tem aproximadamente 40 gramas de açúcar!

Diabetes, obesidade, perda de memória, depressão e ansiedade

O consumo prolongado de muito açúcar está mesmo associado a muitas enfermidades. Que o açúcar pode provocar obesidade, todos nós já sabíamos. Que pessoas com diabetes precisam evitar o açúcar, todos nós também sabíamos. O que é novidade, em relação ao assunto, é que muito açúcar, consumido por muitos anos, pode também provocar perda de memória, depressão e ansiedade. Doces, bolos, refrigerantes e tudo o que contém muito açúcar, deve então, ser consumidos com muito cuidado, e em pouca quantidade.

Como vencer o vício de consumir muito açúcar

Já que o açúcar é viciante, precisaremos ter força de vontade e não somente desejo de consumir menos açúcar. Força de vontade é mais do que simples vontade: é preciso se policiar, ter perseverança e suportar as primeiras semanas de abstinência, que são as mais difíceis (como em qualquer outro vício).

Advertisement

O filósofo antigo grego, Ésquilo, disse que “Quando um homem tem força de vontade, os deuses dão uma ajuda”, e um dicionário define a força de vontade como “Querer algo e lutar por aquilo que é almejado de forma intensa”. Somente assim poderemos parar de consumir açúcar demais.

Substituir o açúcar por outros alimentos

As frutas são a melhor alternativa para o consumo de açúcar, seja fruta “in natura” ou na forma de sucos, com ou sem o uso de adoçantes artificiais apropriados.

A boa notícia é que os estudiosos dizem que, depois de alguns meses, nosso organismo passará a ter aversão a alimentos muito açucarados. Aí vai ficar muito fácil evitar o açúcar, porque não teremos mais aquele forte desejo de consumir coisas doces.

Açúcar pode provocar sentimentos de felicidade?

Sim, e não é por outro motivo que muitos de nós, quando estamos ansiosos ou infelizes, tentamos afogar nossas mágoas num pote de sorvete ou numa caixa de bombons.

Só que essa “felicidade instantânea” pode ter efeitos muito negativos a longo prazo, conforme explica Anika Knüppel, responsável pela pesquisa citada acima: “Alimentos doces têm sido vistos como indutores de sentimentos positivos em curto prazo. Pessoas que têm humor negativo possivelmente comem açúcar na esperança de aliviar a sensação. Mas, nosso estudo sugere que a ingestão alta de guloseimas tem exatamente o efeito oposto na saúde mental”.

Advertisement

Portanto, se quisermos ter uma melhor saúde, física e mental, precisaremos consumir menos açúcar. Simples assim.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!