5 razões por que os infiéis não deixam suas esposas

Por que eles não as abandonam?… As respostas dos especialistas vão deixar você pensando.

Mariel Reimann

Manter um casamento saudável parece cada vez mais complicado. Nos Estados Unidos, 53% dos casamentos terminam em divórcio, enquanto 41% dos casais admitem ter estado envolvidos em pelo menos uma infidelidade, física ou emocional.

“Os homens não deixam suas esposas”, diz um artigo no Today, no qual várias mulheres que têm relações com homens casados discutem como estes homens, “nunca” deixam suas mulheres. Embora isto não seja verdade em todos os casos, é muito comum que os homens não troquem suas esposas por suas amantes, mas por quê?

Aqui estão algumas dessas razões:

1. Ele pode ser ele mesmo

Ele a conhece desde sempre, e ninguém o conhece como ele realmente é. Você lhe permite ser autêntico, não há nada sobre ele que você não tenha visto antes. Ele se sente confortável com você, com a outra ele precisa ser perfeito ou alguém que ele não é.

“Por que ele deixaria sua esposa? Depois de estar com você ele pode voltar pra casa e brincar com seus filhos e ser ele mesmo com sua esposa”, diz David Wygant na Your Tango.

Advertisement

2. A maioria dos homens que é infiel está em busca de umas “férias” de sua vida de casado

Sem querer justificar esta ação de maneira alguma, a infidelidade é vista pelos infiéis como algo sem maiores consequências, é como uma simples férias das responsabilidades do casamento.

“Se você tem um bom relacionamento com seu cônjuge, se ainda existe amor e carinho, se ele ou ela é um pai ou mãe e parte de um bom grupo familiar, os infiéis não estão necessariamente buscando um término quando procuram uma amante”, disse o CEO da Victoria Milán, Sigurd Verdal. “Apenas querem acrescentar um pouco de paixão e aventura em suas vidas”.

Novamente quero deixar claro que não estamos justificando suas decisões, estamos apenas tentando explicar ou entender seus “motivos”.

3. O divórcio é muito doloroso

“Por que ele se colocaria nessa posição na qual ele precisa decidir e escolher se ele pode ter as duas coisas? Para que sentir tanta dor?”, explica Wygant.

Aparentemente o conforto e poder ter o melhor dos dois mundos é um dos maiores motivos para continuar com ambas as relações.

Advertisement

4. Porque ainda amam suas esposas

Sim, parece impossível, mas não é. “Eu diria que sim. Alguns diriam que se um homem realmente ama sua esposa, então seria impossível ele ser infiel. Por vários motivos, eu discordo”, explica o Portal Madamenoire, como resposta à pergunta, “um homem pode amar sua esposa e mesmo assim enganá-la?”

Antes de virar as costas para a ideia de que a infidelidade e o amor não podem existir juntos, pense nas vezes em que como filhos decepcionamos nossos pais, ou como pais aos nossos filhos, e nunca foi por falta de amor.

Mentir para alguém que você ama parece inconcebível e sem precedentes, mas acontece, e muitos homens se enganam e tomam a escolha errada, mas estão arrependidos e ainda amam suas esposas.

5. Os filhos

Em muitos casos os homens continuam com suas esposas pelos filhos, e para poder dar-lhes uma “família tradicional”, pelo menos enquanto sua mente lhes permite vê-lo dessa maneira.

A maioria dos infiéis vive em uma realidade que não existe, em uma realidade na qual seu mau comportamento é totalmente justificado. Justificações como “não estou fazendo nada que meus amigos não tenham feito com suas esposas“, como Psychology Today explica, são algumas das desculpas mentais que eles usam.

Advertisement

Mas, podemos fazer algo para evitar a infidelidade em nossos relacionamentos?

Em minha experiência pessoal, acho que a comunicação HONESTA entre um casal e o não se irritar com o que ouvimos, é o mais importante para sobrevivência do relacionamento.

Se reagirmos com raiva às coisas que não nos agradam ou não gostamos, a comunicação começará a fazer parte de uma realidade na qual a infelicidade é quase garantida.

Eu sempre penso em minha relação com minha mãe, ainda hoje não tem nada que eu não lhe conte, desde o melhor até as coisas que me dão vergonha só de pensar e que nunca tinha contado a ninguém. Sempre me pergunto como minha mãe conseguiu isso comigo e tento fazer o mesmo com minhas filhas. E o segredo é que ela NUNCA ficou brava comigo, nem gritou comigo ao ouvir minhas confissões. Ela me guiou e me aconselhou, e eu sempre estive aberta aos seus conselhos porque ela sempre estava aberta a me ouvir sem me julgar.

O casamento não está longe disso. Faça com que seu marido sinta que pode contar-lhe qualquer coisa por que você não irá gritar com ele ou julgá-lo, porque você está ali para ajudá-lo a ser feliz.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Las 5 razones por las que los infieles NO dejan a sus esposas

Toma un momento para compartir ...

Mariel Reimann

Mariel Reimann é a Diretora de Conteúdo da KSL Latino. Ela estudou direito na Universidade Nacional de Cordoba, e atualmente mora em Salt Lake City, Utah.