12 dicas eficazes para sempre manter a casa limpa

Manter a casa limpa durante toda a semana não é tão difícil quanto parece e pode ser resolvido com alguns hábitos simples.

Michele Coronetti

Seja morando sozinho ou com uma família, manter uma casa sempre dá trabalho. Alguns hábitos podem facilitar para que a casa permaneça limpa depois da faxina. São dicas que realmente alteram o ambiente deixando mais leve e aconchegante e transmitem a sensação de lugar limpo e arrumado.

Arrumar a cama ao levantar

Um quarto com a cama por fazer transmite a sensação de bagunça e sujeira. Arrumar a cama logo cedo, além de dar uma aparência excelente ao ambiente, faz bem para a pessoa também, proporcionando maior vigor e satisfação consigo mesmo.

Não deixar acumular a roupa suja

Seja em uma casa com muitas pessoas ou não, as roupas sujas podem ser lavadas logo ao invés de serem acumuladas par o final de semana, ocupando espaço e destoando o ambiente. Caso ela seja pouca e não preencha a capacidade da máquina de lavar, elas podem ser armazenadas na própria lavadora, sempre separada por cores para evitar manchas e outras situações indesejadas.

Guardar cada coisa em seu lugar

Existe uma tendência que pode ser vencida com empenho que é a de colocar as coisas em qualquer local para guardar depois. Infelizmente, o depois pode virar meses e assim uma bagunça acaba se formando.

Limpar a cozinha após usar

Ao cultivar esse hábito a aparência da cozinha fica muito mais leve e o ar de arrumação e limpeza será sentido por todos os moradores e as visitas.

Advertisement

Planejamentos para a alimentação

Definindo um cardápio e planejando as refeições, a organização dos produtos é mantida, alimentos não serão acumulados nem correrão o risco de estragarem, o preparo fica mais rápido e os alimentos de época são mais bem aproveitados.

Planejamento das tarefas

Uma lista de coisas a fazer também pode ser útil para manter a casa arrumada e limpa, pois pensando com antecedência as prioridades serão visualizadas e a organização permitirá que a casa fique a contento.

Guardar o que usou

Sempre que tirar algo do lugar, como um livro, é bom guardar novamente antes de ir dormir.

Fazer uma revisão antes de dormir

Olhar se tudo está no lugar, organizar rapidamente antes de ir para a cama é uma forma de manter a ordem da casa para o dia seguinte.

Retirar o lixo diariamente

Essa prática deixa a casa mais limpa e saudável eliminando focos de sujeira que possam atrair insetos durante a noite e mau cheiro. Sempre que necessário os utensílios que acomodam o lixo devem ser limpos.

Advertisement

Limpar a pia após escovar os dentes

Manter uma esponja próxima e o produto de limpeza ajuda a manter a pia do banheiro mais limpa. O mesmo pode ser feito com o vaso sanitário. Uma limpeza rápida com desinfetante todos os dias deixa o banheiro mais perfumado e livre de germes e outros micro-organismos indesejados.

Manter os tapetes e capachos limpos

Algo rápido que pode ser feito todos os dias e dão uma melhor aparência ao piso não requer muito tempo.

Borrifar perfumes no ar

Existem produtos prontos no mercado, mas um caseiro também pode ser muito útil. A casa manterá a aparência de limpeza e o perfume por mais tempo.

Uma faxina semanal aliada ao esforço em manter estas 12 dicas diárias será o suficiente para uma casa sempre limpa e organizada.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.