4 maneiras como a sinceridade torna o relacionamento mais feliz

Deixar de mentir sobre quem você é ajuda a tornar o relacionamento muito melhor.

Michele Coronetti

É cada vez mais comum encontrar relacionamentos onde um ou ambos os cônjuges não são completamente sinceros. Muitas vezes a verdade com respeito a relação, opiniões e sonhos não é manifestada assim como em relação aos pensamentos que um tem sobre o outro durante a convivência.

Relacionamentos assim tendem a ser complicados ou serão finalizados em algum momento. O que é possível ver é que na maioria das vezes a pessoa altera comportamento e pontos de vista apenas para agradar o companheiro, mas com o passar do tempo não consegue mais manter aquela posição e o verdadeiro eu se sobressai.

Alguns especialistas em relacionamento insistem em afirmar: a mentira sempre será uma mentira, seja para agradar o parceiro ou para esconder algum defeito ou erro passado, ela virá à tona em algum período da vida a dois e poderá ser traumática. Quando a confiança é quebrada raramente o relacionamento prossegue forte. Será necessária muita boa vontade e amor para que seja superada.

Como seres humanos a tendência é pensar que esconder algo é melhor que ser sincero. Mas a experiência prova que é muito mais fácil e socialmente correto reconhecer o erro e falar com o cônjuge do que ocultar. Pessoas que assumem suas falhas e mostram o desejo sincero de mudar sempre são mais valorizadas. E o perdão é muito mais fácil de ser conseguido quando a sinceridade é constante desde o início do relacionamento.

Dizer a verdade no relacionamento demonstra:

Advertisement

1. Respeito ao outro

O medo de mostrar quem a pessoa realmente é pode ser superado pelo amor e respeito. De que adianta conquistar alguém por méritos mentirosos? E quando tudo for descoberto? Ainda haverá amor? Como o parceiro se sentirá ao descobrir que o outro apenas agia daquela forma para o conquistar? A maior prova de que amor verdadeiro é a sinceridade total no agir e falar mesmo na época da conquista.

2. Confiança

Um dos itens mais importantes nos relacionamentos muitas vezes é a base para um amor duradouro. Sem ela o ciúme pode ser destruidor, a mágoa pode ocorrer em muitos momentos e situações constrangedoras podem assombrar a vida de ambos. Segredos e pensamentos de vingança começam a surgir e o fim do relacionamento pode ser desastroso.

3. União

Um casal transparente é fortalecido pelo sentimento trazido com a sinceridade. É seguro e tem mais tempo para progredir nos outros campos como a paternidade e maternidade ou no profissional. Eles sabem que têm alguém que os ama e respeita e em quem podem confiar plenamente.

4. Bem-estar

Quando há total sinceridade o casal é muito mais feliz e aprecia muito mais a companhia um do outro, além de conseguir transmitir essa alegria aos outros familiares e, dessa forma, manter o ambiente saudável e equilibrado para todos.

Mesmo que o casal não iniciou como gostaria e que erros e omissões fazem parte do passado, a mudança sempre é bem-vinda e pode resgatar o romance e a relação. Uma conversa sincera pode ajudar e promover maior união, confissões podem ter que ser feitas seguidas de palavras sinceras sobre o arrependimento e o desejo de permanência no relacionamento. Casais que superam suas dificuldades costumam se tornar mais fortes e permanecer juntos por mais tempo.

Advertisement

A sinceridade não deve ser confundida com má-educação. Há coisas que são ditas que magoam o parceiro, normalmente relativas à aparência pessoal, educação ou inteligência e que não precisam ser declaradas como forma de punir o cônjuge ou por qualquer outro motivo. Bom senso deve existir mesmo entre um casal. A sinceridade aqui abordada é com respeito a própria pessoa e não ao parceiro.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.