Um pai de muitas nações e os pais de hoje

Assim como Abraão exerceu sua fé e acreditou em sua paternidade, os pais de hoje também podem ser felizes e trazer filhos ao mundo.

Michele Coronetti

A Abraão Deus prometeu: Quanto a mim, eis que o meu convênio é contigo, e serás o pai de uma multidão de nações. E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações e reis sairão de ti. (Gênesis 17:4,6). O pai Abraão é um dos mais conhecidos em todas as religiões do mundo de agora e seu legado é honrado por muitos. Porém, mesmo com a promessa direta de Deus ele só foi pai com 100 anos (Gênesis 21:5).

Isaque, seu único filho, nasceu quando sua mãe Saria tinha 90 anos. É fácil imaginar que ambos talvez tivessem duvidado de Deus quanto a promessa que lhes fora feita. É possível imaginar que eles até pensassem que não foi uma promessa possível, pois o tempo lhes havia mostrado que eram estéreis. Mas Deus tinha muito a ensinar através desse exemplo grandioso que encontramos na Bíblia.

Em nenhum momento Abraão duvidou. Ele continuou sua vida normalmente, trabalhando, sustentando sua casa e honrando a Deus, ensinando as pessoas que o acompanhavam diariamente a cumprir os mandamentos e servir ao único Deus verdadeiro mesmo em um mundo confuso quanto a religião. Sua fé e confiança proporcionaram uma maneira de a promessa ser cumprida, porém, no tempo do Senhor.

Isaque teve apenas dois filhos. Como seria possível tão grande nação através da linhagem de Abraão? Jacó, filho de Isaque teve 12 filhos, cuja descendência é conhecida como as 12 tribos de Israel. Sua população era imensa conforme podemos verificar através da leitura do Velho Testamento. Nações e Reinos descendem de Abraão e até o próprio Jesus Cristo o tem como antepassado. Em grandes linhagens genealógicas, que foram preservadas porque há reis e príncipes, a passagem por Abraão normalmente ocorre e leva a genealogia até Adão.

Abraão não viveu nesta terra para ver a promessa que recebeu de Deus se cumprir, mas sua fé ajudou com que ela se realizasse. Da mesma forma pais de hoje precisam ter fé para trazer seus filhos ao mundo porque não é nada fácil!

Advertisement

Os pais de hoje fazem conta. E percebem que um filho precisa de um investimento enorme. Que dirá dois… Eles percebem que o tempo que passam com a família não é suficiente e pensam em como será se tiverem um filho. Não terão tempo para olhar para ele, pegar nos braços, aproveitar os momentos, olhar em seus olhinhos e sentir um amor que jamais sonhariam sentir em suas vidas. Eles refletem sobre quando será o melhor tempo para isso, depois de concluídos estudos, pós-graduações, depois que chegarem as promoções, com casa própria, carro grande e tudo o mais necessário para cumprir com a grande responsabilidade de ser pais.

O desafio de fé de hoje não é ter grandes nações prometidas por Deus e ver que sua esposa não engravida e está ficando idosa, mas exercer a fé em trazer filhos ao mundo mesmo sem ter todas as condições desejadas para sua criação e acreditar que todas as necessidades serão atendidas porque Deus abençoará e o esforço será suficiente. É ceder ao desejo de sair no horário do trabalho para aproveitar uns momentos com o filho mesmo porque algumas horas extras não farão grande mudança financeira, mas a criança cresce e o tempo passa para não mais voltar.

Os pais de hoje podem desenvolver essa esperança e acreditar que dará certo. Fazendo dessa forma, o sentimento de arrependimento por não ter conseguido uma vida financeira melhor nem acompanhar o crescimento dos filhos nunca será sentido. A fé de Abraão pode contagiar qualquer pai desde que ele queira, entenda e a busque sinceramente.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.