5 atitudes que os pais devem evitar quando têm um filho teimoso

Com algumas mudanças simples no comportamento os pais podem conseguir maior obediência dos filhos.

Michele Coronetti

Fases de teimosia ou teimosia constante fazem parte da infância. Pais desejam o melhor para os filhos e muitas vezes não sabem muito bem como lidar com situações onde o filho desobedece. Talvez por não ter participado de um modelo adequado em seu próprio lar na infância ou por ter sido pego de surpresa com a ocorrência.

A verdade é que a criança vai testar os pais. Ela precisa de limites, mas tentará não os ter. Quando os responsáveis são firmes eles demonstram amor aos filhos, afinal é impossível que uma pessoa tenha sempre tudo o que deseja na vida e quanto antes a criança entender e conseguir lidar bem com frustrações, melhor para ela.

Quando um filho expor sua teimosia e desobediência, os pais devem evitar ao máximo fazer estas coisas:

1. Exigir obediência

A criança fala o que quer ou não quer. O responsável nega. Ela então começa a argumentar, e normalmente seus argumentos são muito bons ou, quando menores, começam a gritar, chorar, se jogar no chão e usar outros artífices nada agradáveis. É comum ouvir dos pais, já no limite da calma, frases como: “é isso (ou assim) e acabou”, “vai fazer (ou não fazer) isso porque SIM”, “quem manda aqui sou eu” e outras que significam apenas uma coisa: que o filho tem que obedecer e ponto. A obediência é conquistada e será necessária muita paciência no processo. Estabelecer uma competição de quem é mais teimoso, o filho ou o pai, não vai resolver muita coisa. Ao invés de mandar a criança entrar agora no carro porque está mandando, solicitar que ela o faça e depois explicar os motivos é ótimo para que ela deixe a teimosia de lado. Ela sentirá que está sendo tratada como alguém que tem liberdade de escolha e que pode seguir os conselhos dos pais porque os respeita.

2. Ceder

Quando o adulto cede porque não suporta os gritos da criança ele passa a ela apenas uma mensagem: perdi a autoridade. Se houve uma decisão, uma regra ou um combinado, ele precisa ser cumprido independente dos meios que a criança usará para burlar. É importante lembrar que eles estarão testando os pais para que possam ter seus caprichos realizados.

Advertisement

3. Deixar de respeitar

Um pai falta com o respeito com o filho quando não permite escolhas. Há níveis de decisões e a criança deve ser líder e decidida no seu. Brincadeiras, amizades e responsabilidades delegadas a ela devem ter sua iniciativa e decisões respeitadas pelos pais. Assim, o filho entenderá que deve acatar a decisão de seus pais também, compreenderá seus limites e desenvolverá liderança além de ter em dia sua autoestima.

4. Dar muita atenção à teimosia

Repreender, insistir e lembrar toda hora a criança da sua birra ou resistência em aceitar é péssimo, porque ela vai acreditar que é teimosa e que não tem jeito de melhorar, além de se sentir incapaz de mudar ou de ser aceita pelos pais. Sua autoestima será muito abalada, especialmente quando os pais comentarem com familiares e conhecidos o quanto seu filho é teimoso. Rótulos não servem para melhorar ninguém, pelo contrário, destroem as pessoas.

5. Hábitos ruins

Se o comportamento não está sendo agradável, os pais podem fazer uma avaliação de como estão agindo ou como é a pessoa de maior contato do filho que a cuida durante o dia. Rotina e demonstrações de afeto são muito importantes, pois às vezes a criança fica teimosa apenas para mostrar aos pais que algo não vai bem. Por não terem muito tempo com eles, os filhos buscam sua atenção na forma de broncas, infelizmente. É importante dedicar tempo e estar comprometido com a educação e relacionamento com as crianças.

Nem sempre é fácil manter a calma em situações estressantes onde os filhos desafiam os pais. Ninguém precisa se culpar por não ter agido corretamente, afinal o aprendizado no ramo paterno e materno ocorre vencendo as dificuldades. Quando há equilíbrio e busca pelo aperfeiçoamento diário, todos aprendem e se tornam melhores.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.