Segundo estudo, este hábito em casal pode salvar seu casamento

É inacreditável, mas de acordo com o estudo, este hábito pode aproximar o casal.

Stael Ferreira Pedrosa

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Aberdeen fez um estudo com 259 pessoas que estão em um relacionamento de longo prazo, a fim de que respondessem um questionário com perguntas sobre a qualidade de seus relacionamentos e como passavam tempo, tanto a sós quanto com amigos. Anexo a esse, havia um outro questionário onde os participantes respondiam sobre o que compartilhavam um com o outro e a frequência com que assistiam TV, séries, filmes ou o tempo que passavam lendo juntos.

E, surpreendentemente, os pesquisadores concluíram que o tempo passado em frente à TV, compartilhando um filme ou série juntos, é altamente benéfico ao relacionamento. E ainda segundo o estudo, quanto maior a frequência em que os casais se jogam no sofá para compartilhar um bom filme ou sua série favorita, mais pontuações de qualidade alcançava seu compromisso no relacionamento. Ainda o estudo trouxe outro achado sobre a convivência social: o convívio com um maior número de amigos estava relacionado com uma melhor qualidade no relacionamento.

Segundo Sarah Gomillion, que liderou a pesquisa, os resultados sugerem que embora tempo de qualidade com os amigos contribua para uma boa relação, esse convívio social não é tão decisivo para um bom relacionamento quanto o tempo compartilhado apenas entre o casal. Essa interação cria experiências que equivalem a sair com um grupo de amigos.

Ela ressalta ainda que, além de benéficos ao relacionamento, os momentos compartilhados – como por exemplo, em frente à TV tomando um chocolate quente ou comendo pipocas – são também benéficos à saúde física e mental, já que beneficiam o relacionamento. Segundo ela, “Os relacionamentos contribuem muito para a nossa saúde física e psicológica”.

O motivo, de acordo com Sarah, é que compartilhar a TV e se divertir junto com alguém que amamos é uma maneira fácil de melhorar a qualidade do relacionamento em qualquer nível e que todos podem fazer. Além disso, esse tipo de atividade tem impacto positivo não apenas devido ao tempo que passam juntos, mas por criar memórias e piadas em comum.

Advertisement

A conclusão do estudo é que embora seja muito bom (e saudável) ter vida social e sair com os amigos, esse tempo em que o casal interage, se diverte, cria memórias e piadas, substitui uma saída com os amigos. É principalmente benéfico quando o casal não tem amigos em comum. Apenas há que se cuidar para não virar uma dupla de eremitas.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.