Deborah Secco diz que teve ‘surto idiota’ quando sua amiga revelou que viu seu namorado com outra

A atitude de Débora Secco é bastante comum em casos assim. Você já passou por isso?

Erika Strassburger

Júlia Faria e Deborah Secco são amigas há muitos anos. Mas ficaram sem se falar durante algum tempo por um motivo que, por incrível que pareça, leva muitas pessoas a romperem laços, seja por escolha própria ou por serem coagidas.

Júlia convidou Deborah para participar de um vídeo que foi postado em seu canal do YouTube, em que fez uma brincadeira chamada Teste de Afinidade. Elas deveriam responder perguntas relacionadas à vida uma da outra, o que iria definir o nível de afinidade entre as duas.

“Um surto idiota por causa de homem…”

Deborah sorteou a pergunta: “Já brigaram? Ficaram sem se falar?” As duas se olharam e indagaram, “Vamos contar? Vamos contar…”.

Deborah toma a frente: “Vou corrigir, a gente nunca brigou. Júlia nunca brigou comigo, Júlia é a melhor amiga do mundo…” E continua, “Eu, num surto idiota por causa de HOMEM…, briguei com Júlia…”.

Júlia, tentando assumir sua parcela de culpa, admite: “Eu cometi um erro, eu era muito nova. Peguei o boy da Deborah com outra…”. As duas eram muito amigas e estavam sempre juntas na época. Então, Júlia se sentiu na obrigação de contar à amiga o que viu, algo de que se arrependeu muito depois.

Advertisement

A primeira reação de Deborah ao saber da traição foi brigar com o rapaz. Mas, depois ela acabou perdoando-o e ele pediu para ela se afastar de Júlia. E foi o que ela fez.

Júlia diz que aprendeu a lição e jamais faria aquilo de novo

As perguntas continuam e, lá pelas tantas, Débora diz que o maior defeito de Júlia é ser ingênua. Júlia não resistiu: “Na época em que fui lá te contar o que te contei, você preferiria que eu não tivesse contado?”. Deborah é rápida em responder, “Não! Eu preferiria que você tivesse me contado. E acho que a errada na história fui só eu”.

“Você foi amiga como poucas”

Debora conta que se sentiu muito mal ao descobrir a traição, pois foi a primeira vez que ela viveu uma situação dessas. Mas hoje, quando olha para trás, ela consegue enxergar aquele momento como um dos mais especiais vividos pelas duas. Ela reconhece a grande amiga que tinha ao seu lado. “Ela me levou para a casa dela, me deu banho, me colocou pijama, me fez comida, me trouxe um canequinha de brigadeiro… Dormi duas noites seguidas na casa dela. Eu queria sumir… Você foi amiga como poucas!”, diz Deborah.

Advertisement

Por que é comum a pessoa se afastar do amigo delator?

Em entrevista ao Wix, a terapeuta de casais especialista em sexualidade humana, Tatiana Leite, aponta alguns motivos para a pessoa traída se afastar do amigo delator:

  • Se ela decide perdoar a traição, se afasta para não ter que dar explicações.

  • Ela teme ser pressionada pelo amigo a terminar o relacionamento.

  • O amigo delator acaba sendo uma testemunha de que o relacionamento passou por uma crise.

  • “Pode acontecer um afastamento para que o casal recomece a história do zero, sem estar próximo das pessoas que sabem pelo que passaram”, diz Tatiana.

    Advertisement
  • Mesmo quando o casal termina, é comum a pessoa traída se afastar do amigo. Esse afastamento é importante para reflexão. “É preciso se afastar para pensar, voltar para si, não querer ouvir opiniões, e o amigo precisa saber respeitar este tempo do outro.”

Contar ou não contar?

As opiniões divergem, mesmo entre os especialistas. Uns acreditam que os amigos não devem se meter, é algo a ser resolvido apenas entre o casal. Outros, dizem que é questão de lealdade informar ao amigo que ele está sendo enganado. “É muito difícil ficar em silêncio porque isso seria entrar no mesmo mecanismo do traidor e trair a amizade”, disse a terapeuta.

Se optar por contar, é importante que a pessoa tenha certeza do que viu. É importante, também, escolher o melhor momento, o melhor local e a melhor forma de contar. Caso o traidor saiba que foi visto traindo, seria interessante persuadi-lo a confessar. Isso pouparia o amigo de um grande transtorno. Mas, é bom ficar ciente de que há grandes chances de ele sair da história como dedo-duro ou vilão.

O vídeo abaixo tem um debate bem proveitoso sobre “contar ou não”

Assista ao vídeo completo de Júlia Faria e Deborah Secco

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.