Problemas com enxaqueca? Pode ser excesso de comida industrializada

Os que sofrem com enxaqueca podem ter seus episódios diminuídos deixando alguns alimentos de lado.

Michele Coronetti

A enxaqueca é uma dor de cabeça muito forte que causa enjoo, intolerâncias a luzes e barulhos e outros desconfortos que na maioria das vezes impossibilitam a pessoa de prosseguir com suas atividades normais. Remédios simples para dor de cabeça não costumam surtir efeito ou melhorar o quadro de dor e dos outros sintomas e até podem piorar.

A enxaqueca é uma doença genética que pode surgir em algumas fases da vida ou em muitas. Por isso existem pessoas que mesmo se alimentando da mesma forma que outra não sentem os incômodos da doença. A alimentação não causa a enxaqueca, mas pode agravar e causar episódios dolorosos para quem a possui.

De acordo com este artigo, o vilão que causa a enxaqueca pode estar associado à alimentação industrializada em excesso. Estudos indicam que alimentos são fatores de gatilho para a enxaqueca e os médicos aconselham que estes produtos sejam eliminados das dietas.

A maioria dos alimentos processados contém elevados níveis de sódio ou açúcar, que os mantêm preservados. São os famosos conservantes que deixam o alimento íntegro até a sua validade. Muitos também estão repletos de glutamato monossódico que realça o sabor dos alimentos e os torna mais saborosos, aumentando a busca pela compra. Esse componente torna os alimentos naturais sem graça e as pessoas buscam por alternativas prontas nos supermercados por serem mais práticas e saborosas. Os que sofrem com enxaquecas podem estar piorando a situação com a ingestão destes alimentos.

E o que o excesso de sódio, açúcares e outras substâncias podem fazer ao organismo?

Nutricionistas explicam que o excesso do açúcar causa picos glicêmicos e alteram as secreções de insulina no organismo. Isso, além de ser um gatilho para a enxaqueca, pode causar sonolência, cansaço e falta de energia.

Advertisement

O excesso de sódio, além de causar as fortes dores de cabeça, provoca a retenção de líquidos no organismo. Também altera o processo digestório devido à falta das enzimas digestivas, provocando excesso de gases, azias, refluxos e gastrites.

Os produtos alimentares industrializados ainda influenciam de outra forma na digestão, aumentando muito a proliferação de bactérias e fungos nocivos no ambiente do intestino. Isso provoca diminuição da imunidade que facilita a entrada e permanência de bactérias e vírus no organismo, constipação intestinal, doenças como candidíase e baixa absorção dos nutrientes recebidos pela alimentação.

Para saber se a alimentação opcional está atrapalhando a saúde basta diminuir ou retirar os alimentos prontos da dieta. Havendo uma melhora, o gatilho das enxaquecas terá sido descoberto. Nutricionistas alertam que a desintoxicação do organismo pode levar até 3 dias, portanto, se as dores continuarem no prazo ainda deve ser considerada a possibilidade de os alimentos industrializados estarem sendo os vilões.

Há outros alimentos que se ingeridos em sua forma natural podem agravar os sintomas da enxaqueca e caso isso seja constatado o melhor será a eliminação deles da dieta. Médicos e especialistas saberão orientar da melhor forma e tirar dúvidas que surjam relacionadas às enxaquecas e à alimentação.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.