Como fazer hortas dentro de recipientes

Já pensou na possibilidade de produzir parte do alimento que você consome? Veja quais os tipos recipientes indicados para cada planta, como preparar a terra para o plantio, e quais os cuidados necessários.

Erika Strassburger

Já pensou em produzir as hortaliças, legumes, ervas e temperos que você consome? Se o problema é espaço, observe em sua volta. Que tipo de lixo reciclável você costuma jogar fora? Baldes, latas, garrafas pet, pneus velhos, panelas sem cabo? Saiba que você pode plantar muita coisa dentro destes e de outros recipientes. Se desejar, você poderá plantar em vasos e usá-los na decoração da sua cozinha ou jardim.

Imagine a satisfação que você teria ao consumir esses alimentos fresquinhos, sem agrotóxicos ou qualquer contaminação. Fazer uma horta é mais simples do que você imagina. É barato e não necessita de grandes espaços. Para ajudá-lo, daremos instruções importantes e idéias econômicas e sustentáveis.

1. Decida o que você quer plantar

2. Observe o calendário do plantio

Apesar de algumas verduras, legumes e temperos – como agrião, alface, beterraba, cebolinha, cenoura, chicória, couve manteiga, espinafre, mostarda, pepino, rabanete, rúcula, salsa – poderem ser plantadas em qualquer época do ano, outros precisam ser semeados e plantados em épocas específicas. Você pode obter o calendário completo no site do Instituto Universal Brasileiro.

3 . Decida entre semear e plantar

Você pode comprar as mudinhas para replantar ou produzi-las você mesmo, seguindo as orientações contidas nas embalagens das sementes. Se você optar por semear, não esqueça de transplantá-las quando tiverem cerca de 8 cm. Segundo o site Cultivando, “é mais fácil plantarmos através de mudas prontas ou estacas de ramos do que por sementes. Muitas ervas podem ser reproduzidas por pequenos ramos, que podem ser retirados dos maços que compramos em supermercados, ou dos jardins das vizinhanças. Exemplos disso são a hortelã, o manjericão e a cebolinha.”

4. Escolha o local onde os recipientes ficarão

Escolha um local bem ensolarado. O ideal é que a planta receba, no mínimo, quatro ou cinco horas de sol diariamente. Se não tiver muito espaço, você pode fazer hortas suspensas em muros e paredes.

Advertisement

5. Prepare os recipientes

Os mais acessíveis são as garrafas pet. Nelas você pode plantar alfaces, rúculas, pimentão, cebolinha, salsa, oregano, manjericão (na vertical ou horizontal). Quanto maior o recipiente, maior a quantidade a ser plantada. Para plantar cenouras, beterrabas, rabanetes e tomates, você precisa de recipientes com profundidade adequada. Pode usar também a garrafa pet, porém na vertical. Seja qual for o recipiente usado, você precisa fazer furos no fundo para drenar a água.

6. Preparando a terra e fazendo o plantio

  • Cubra o fundo do recipiente com pedaços de isopor, ou cacos de telha, ou argila expandida.

  • A seguir corte um pedaço de manta de drenagem e coloque sobre a base cobrindo-a totalmente.

  • Misture 50% de terra comum e 50% de terra preta e coloque sobre a manta, de forma a preencher o recipiente até dois dedos abaixo da borda.

  • Coloque a mudinha na terra e adicione mais um pouco de terra. Para que o solo fique firme, dê uma leve batidinha para a terra assentar-se. Coloque mais um punhado de terra.

    Advertisement

7. A hora certa de regar as plantas

O melhor horário é pela manhã, quando o sol ainda não está forte. Se for plantar sementes, regue pela manhã e à tardinha. Se for plantar mudinhas, somente pela manhã.

8. Combatendo as pragas

Escolha produtos naturais. Você pode comprar ou fazer você mesmo. Lembre-se de arrancar sempre as ervas daninhas.

Quaisquer dúvidas que surgirem, pesquise na net. Há muito material para ajudá-lo. Ao plantar uma horta você estará economizando, beneficiando a própria família e contribuindo para que menos lixo seja jogado na natureza. Além disso, estará fazendo uma terapia e tanto!

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.