3 maneiras de incluir os filhos nas discussões financeiras

Seus filhos podem contribuir muito no controle de gastos familiares e também na poupança da família caso vocês os envolvam da maneira correta.

Renata Finholdt

Em épocas de crise financeira a maioria das famílias tem revisto suas finanças a fim de otimizar cada vez mais seus gastos e inibir os vilões do orçamento.

Ao contrário do que se pensava antigamente, este não é um assunto apenas para “gente grande”. Envolver os pequenos, e os nem tão pequenos, nesta pauta familiar pode gerar, além de grandes ideias, futuros consumidores responsáveis.

Quando os filhos são envolvidos neste assunto se sentem também responsáveis por colaborar com o orçamento da família e isso por si só ajuda bastante.

1. Reunião com toda a família

Para começar, convoque sua família para uma reunião familiar com data e hora marcados. Tenha consigo uma tabela com todas as despesas da família e mostre a todos no dia marcado. Deixe que as crianças participem e tirem suas dúvidas sobre as despesas da família.

Depois disso, discutam quais as formas possíveis de diminuir os gastos, peça opinião das crianças também e acate algumas delas para que se sintam participativos neste processo.

Advertisement

2. Dê a eles uma responsabilidade

Dê uma planilha de gastos aos pequenos e peça para que eles registrem todos os gastos da família. Todas as notas fiscais com as despesas precisam ser repassadas para eles a fim de que registrem na planilha familiar.

Desta forma eles serão parte importante do controle de gastos.

Uma vez por semana peça a eles um relato sobre como andam as despesas. Ao longo dos meses, com a ajuda da planilha de gastos registrados, eles poderão perceber e indicar quais as melhoras que a família teve em relação aos gastos de cada item.

3. Ensine-os a poupar

Muito se fala em economia e redução de gastos, mas um assunto importante para a família e também para as crianças é poupar para o futuro.

Os pais podem ensinar seus filhos nesta tarefa. Da mesma forma que eles podem fazer o controle das despesas familiares, podem se tornar responsáveis pela poupança da família a cada mês.

Advertisement

Ensine a eles que quanto menor forem suas despesas mensais, maior poderá ser o valor reservado para uma poupança. E também que uma poupança pode ser feita com um propósito definido, por exemplo, se conseguirem poupar um determinado valor poderão, em certa quantidade de meses, realizar uma tão sonhada viagem em família.

Se este for o objetivo familiar as crianças podem ser a responsáveis desde o início pela poupança da viagem, sendo assim, quando conseguirem o valor total sentirão a alegria de terem participado e colaborado para que o sonho se tornasse real.

LeiaTenha
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.