4 coisas importantes sobre a insônia que você não sabia, mas deveria saber

Nosso organismo precisa de horas de sono diárias para manter a boa saúde. O sono é tão importante quanto o consumo de alimentos ou a prática de exercícios físicos.

Renata Finholdt

Quem nunca passou por uma noite de insônia não sabe bem o que é ver as horas passarem bem mais lentas do que deveriam. Leite morno, filmes na TV, ler um bom livro, contar carneirinhos, fazem parte de várias técnicas popularmente conhecidas para chamar definitivamente o sono, mas na verdade todas elas podem falhar.

Quem sofre de insônia constantemente se sente mais cansado e com pouca energia para enfrentar as tarefas do dia, afinal uma boa noite de sono, todos sabem, é reparadora e faz muito bem ao nosso organismo.

Muito além de fatores psicológicos que podem sim afetar nosso sono como a ansiedade, depressão, nervosismo e stress, o fator genético também tem sido estudado e apontado como algo relevante nos casos de insônia.

Fatores químicos

Uma universidade em Amsterdã mostrou, através de suas pesquisas, que sete genes em nosso DNA podem interferir nos distúrbios do sono levando à propensão à insônia, tudo isso porque eles causam uma alteração química em nosso cérebro. Esses mesmos genes podem ainda causar a síndrome das pernas inquietas, além do movimento periódico de membros.

Pessoas mais afetadas

Infelizmente, há épocas em nossa vida que esse distúrbio do sono pode aparecer com uma maior frequência: durante a gravidez, quando alcançamos a terceira idade ou ainda no período da menopausa.

Advertisement

Alimentos que favorecem a insônia

Alguns alimentos, quando ingeridos durante o dia podem favorecer um quadro de insônia. Café, chocolate além de alguns tipos de chás podem agir como estimulantes do sistema nervoso e fazem com que seu sono simplesmente desapareça.

Preparar-se para dormir

Para que você possa aproveitar ao máximo sua noite de sono e evitar a insônia não basta apenas deitar-se para dormir, alguns cuidados precisam ser tomados antes se você está sofrendo com este mal.

Um banho quente antes de se deitar pode lhe acalmar e também ajudar a sentir-se mais confortável.

Preparar as luzes da casa de forma que criem um ambiente aconchegante e não muito claro ajudam com que seu cérebro identifique e se prepare para descansar.

Comidas muito pesadas devem ser evitadas à noite, tudo para favorecer uma boa noite de sono. Prefira comidas quentes, sopas, por exemplo, elas ajudam seu organismo a relaxar.

Advertisement

Alguns chás como o da erva cidreira, por exemplo, são indicados para quem pretende descansar tranquilamente durante a noite.

Quem sofre de noites frequentes de insônia pode e deve procurar ajuda de um médico. Todos precisam descansar adequadamente para manter a saúde em dia.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.