3 sinais de que você é feliz e grato pelo que tem

Será que você é realmente grato? Estes três sinais podem lhe ajudar a identificar a presença ou ausência deste atributo tão importante em sua vida.

Fernanda Britto Teixeira de Borba

É fácil ser grato quando tudo está bem, quando você está tendo bons resultados referente aos seus objetivos e quando você tem à sua disposição todos os recursos necessários para suprir as suas necessidades. Mas, e nos momentos desafiadores? Quando sua situação financeira não vai bem, quando você tem algum caso de doença na família, quando seus planos dão errado… Você é grato inclusive nestes momentos?

A gratidão é um atributo nobre e muitas vezes esquecido de ser praticado, ela nos faz felizes e nos traz paz ao coração. Faz-nos sentir felicidade ao ver um pássaro cantar e ao ver uma planta florescer. A gratidão nos ajuda a reconhecer pequenos detalhes, e não apenas as coisas fantásticas e grandes em nossa vida.

Você considera-se uma pessoa feliz e grata pelo que tem? Aqui vão três sinais de que sim:

1. Você não lamenta as coisas que não possui

A gratidão nos ajuda a ver o que é bom, e a reconhecer as coisas positivas. Quando algo ruim acontece, você tem a capacidade de agradecer por algo pior não ter acontecido, e procura identificar as coisas positivas deste obstáculo. Você entende que cada segundo não é um segundo qualquer, mas que é um segundo cheio de muitas coisas para agradecer.

Se você se ocupa em lamentar o que não possui e as coisas ruins que têm acontecido, fará isso por toda a vida e não terá ânimo para ir em busca destas coisas que lhe faltam, e não irá reconhecer quando as coisas boas acontecerem.

Advertisement

2. Você fica feliz com as conquistas dos outros

Quando você é grato pelo que tem, você fica feliz com as conquistas de seus familiares e amigos e torce para que continuem assim e cada vez melhor, você não tem inveja. Você não fica se comparando com outras pessoas, analisando o que elas têm que você não tem.

3. Você sabe dar valor às coisas

Você não espera se deparar com alguém com dificuldades maiores que as suas para então dar valor ao que você possui, ou então agradecer por não estar passando por situações parecidas. Você não espera chover para dar valor a um dia ensolarado. Você sabe que até o dia chuvoso tem seu valor, e entende que todas as dificuldades nos servem de aprendizado.

Examine-se, estes sinais estão em alta ou em falta em sua vida? Olhe ao seu redor, veja seu lar, sua família, e todas as grandes experiências que você já viveu. Lembre das dificuldades pelas quais você já passou, certamente depois de ter passado por elas, você se tornou mais forte e sentiu-se mais satisfeito por ter vencido o obstáculo. Há tanto o que agradecer! Não perca as grandes bênçãos que advém da gratidão.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Britto Teixeira de Borba

Fernanda de Borba é estudante de Administração de Empresas, recém-casada, apaixonada por observar, calcular e escrever.