3 sinais que uma simples amizade está se tornando um romance

Se você está confuso(a) entre amor e amizade, este artigo vai ajudá-lo(a) a entender melhor seus sentimentos.

Suely Buriasco

Às vezes, o amor aparece das maneiras mais inesperadas. Até mesmo uma amizade pode se transformar em romance, quando menos se espera. Como amigos vocês sentem carinho, conversam e se apoiam mutuamente. No entanto, você começa a notar que existe algo a mais, isso pode se tornar confuso. Você também pode ter preocupações de que esse sentimento novo possa, de alguma forma, prejudicar a amizade de vocês.

A primeira coisa a fazer é estar ciente dos sinais comuns de que uma amizade está se transformando em amor. Vamos refletir sobre alguns:

1. Você tem fantasias amorosas com ele(a)

Nos momentos mais inusitados você se pega pensando em situações românticas com o seu amigo ou amiga. Você treme a um leve toque e fica imaginando como seria uma aproximação mais íntima, um beijo, um abraço sedutor. Às vezes, parece viajar em imaginações românticas e as pessoas precisam chamar a sua atenção para o presente. Pensa nele(a) frequentemente e, mal se separaram, não vê a hora de estarem novamente juntos, esses são sinais muito fortes de que a amizade não é o único sentimento que liga você a ele(a).

2. Você sente ciúmes

Só de pensar nele(a) com outra pessoa já deixa você irritado(a)? Tudo o que você deseja é atenção preferencial e irrestrita? Esse é um sinal muito forte. Se ele(a) vive um relacionamento amoroso você se sente traído(a), não consegue agir naturalmente e não perde oportunidade de denegrir o(a) outro(a). Sente-se desconfortável e os demais amigos dizem que não estão reconhecendo você. E não é só isso, quando você sente ciúmes do tempo da outra pessoa ou de seus interesses é hora de refletir sobre o que essa pessoa significa, realmente, para você.

3. Mudança de atitudes

Você observa mudanças no seu comportamento, algo diferente na forma como você interage com ele(a). Seu riso está mais solto, seu coração dispara só de enxergá-lo(a) e você faz de tudo para chamar a atenção dele(a); sintomas inequívocos da paixão. O fato é que tudo fica diferente quando se está apaixonado(a) e, mesmo que você tente, não consegue mais disfarçar a mudança nos seus sentimentos.

Advertisement

E se esses sinais já são bastante evidentes para você, antes de ficar aborrecido(a) por constatar essa paixão, lembre-se que a amizade pode ser um ótimo caminho para o romance. A paixão e o respeito são uma bela mistura para o relacionamento amoroso. Então, não se preocupe tanto!

Não tenha medo de enfrentar essa nova realidade, lembre-se que o pior que pode acontecer é você não ser correspondido(a). Nessa situação, a psicoterapeuta Adriana Loels indica: “E, assim, certo de que ser correspondido é tão possível quanto não ser, e que essa é uma verdade que vale para todas as pessoas deste planeta – até mesmo para aquelas consideradas as mais lindas e sensuais – levante-se, lave esse rosto, vista-se como se fosse celebrar e faça um brinde a si mesmo, ao amor e ao melhor que está por vir!”

Minha sugestão é uma simples e clara conversa pela qual você exponha seus sentimentos. Pode ser que o seu amigo ou amiga esteja vivenciando a mesma dificuldade em compreender que a amizade já não é mais a mesma. Nesse caso, a conversa vai facilitar as coisas para vocês e, finalmente, poderão viver essa paixão. Mas, caso o seu medo seja de não ser correspondido(a) também é através de uma conversa que você conseguirá esclarecer tudo. Afinal, seja amor ou amizade, o importante é ser sempre muito verdadeiro(a).

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.