7 coisas que você jamais deve renunciar em um relacionamento

A saúde do relacionamento merece avaliações e adequações contínuas. Este artigo trata de referências fundamentais para essa análise.

Suely Buriasco

Claro que você quer que seu relacionamento dê certo e está determinado(a) a isso, mas não pode esquecer que não basta manter, antes de tudo é preciso torná-lo saudável e feliz.

Para que um relacionamento valha a pena é preciso que seja bom para ambos. Nesse sentido, algumas coisas você jamais pode renunciar:

1. A sua autoestima

O relacionamento saudável fornece uma base sólida que promove crescimento para que ambos alcancem o melhor possível tanto na vida pessoal como na profissional. Se você sente que o seu relacionamento dilui seus pontos fortes e coloca você “pra baixo” é um sinal de alerta para tomar uma atitude decisiva em favor da sua autoestima.

2. Liberdade de escolha

Compromisso e parceria são fundamentais num casamento, por isso o ideal é que o casal busque sempre o consenso, mas é preciso atenção em relação a parceiros controladores. Nunca desista de suas opiniões e liberdade de escolha para manter outra pessoa feliz. Nenhum relacionamento pode ser saudável quando um dos cônjuges se anula.

3. A própria individualidade

Nunca deixe de ser você mesmo! As pessoas mudam até certo ponto nos relacionamentos, mas é preciso ter cuidado para não acabar se perdendo. Quem ama você deve aceitar e respeitar a sua forma de ser. Não permita que o medo da solidão seja maior do que a sua felicidade genuína e isso jamais será possível sem respeito a sua individualidade.

Advertisement

4. Sonhos e objetivos

Ninguém pode ser feliz desistindo de seus sonhos e, consequentemente, não pode manter um relacionamento saudável. Parceiros ciumentos e inseguros tentam sufocar uma mente criativa para manter o controle. Relações saudáveis são as que incentivam e ajudam as pessoas a avançar em busca da realização de seus objetivos e nunca o contrário.

5. Poder de decisão

Em um bom relacionamento as pessoas conversam e respeitam as decisões um do outro. Se apenas um pensa e decide sobre tudo na vida em comum, algo está muito errado e as consequências podem ser desastrosas. Jamais aceite que sua voz não seja ouvida e suas opiniões sejam consideradas irrelevantes.

6. Relações importantes

Claro que a vida a dois deve ser privilegiada e intromissões alheias não são bem-vindas, mas isso não significa isolar-se ou cortar elos com outras pessoas. O convívio saudável com familiares e amigos queridos são de grande relevância para a satisfação pessoal. Jamais se afaste das pessoas que você ama na ilusão de ser algo benéfico ao relacionamento amoroso.

7. O respeito por si mesmo

Em busca do amor muitas pessoas ignoram suas crenças e valores. Acredite: nada pode ser tão frustrante. Ao longo da vida acumulamos experiências que formam paradigmas que orientam o nosso comportamento. Alguns podem e até devem ser quebrados; outros, em contrapartida, representam a nossa essência e devemos respeitar.

A psicóloga Triana Portal explica “que os casais tendem a assimilar muita coisa um do outro, a compartilhar gostos e estreitar afinidades com o convívio, mas defende que determinados valores, manias e comportamentos aprendidos se mantêm e devem ser respeitados”.

Advertisement

Assim como a sua saúde física, o seu relacionamento também precisa de exames rotineiros e avaliações criteriosas.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.