Menina de 3 anos morre depois de visita ao dentista para um procedimento simples; algo que todos os pais devem considerar

“Eu vi uma ambulância chegando ao local”, disse sua mãe sem imaginar que era para sua filha.

Viviana Dominguez

“Eu vi uma ambulância chegando ao local”, disse a mãe.

De acordo com o que foi publicado pela Fox News, Daleyza Avila Hernandez, de 3 anos, faleceu durante um procedimento no dentista.

Seus pais tinham levado a criança ao dentista para tratar um dente. Ela estava feliz e brincou com seus irmãos antes de entrar, mas 30 minutos depois, viram uma ambulância chegar ao local e nunca pensaram que era para ajudar sua filha.

Segundo os médicos do Children’s Dental Surgery Center, durante o procedimento, o coração de Daleyza parou devido a uma reação à anestesia, e apesar de terem estabilizado a menina, ela morreu ao chegar ao hospital.

A aplicação de anestesia local ou geral na Odontopediatria

Um artigo publicado pela Colgate esclarece que “Às vezes, os procedimentos médicos são necessários para preservar a saúde, inclusive a saúde oral. A anestesia faz parte de vários procedimentos, seja uma cirurgia no joelho ou uma cárie avançada, e, se administrada corretamente, não é motivo para preocupação. Mas algumas pessoas sofrem com os efeitos colaterais da anestesia.”

Advertisement

De acordo com a Academia Americana de Odontopediatria, existem dois tipos de anestesias que são utilizadas em um procedimento dental para crianças:

Anestesia local

Por meio de uma injeção na gengiva ou dentro da boca, o dentista remove a sensibilidade da área na qual ele irá trabalhar e o paciente permanece acordado.

Anestesia geral

A criança ou pessoa fica sedada por um longo período, sem ter consciência do que está acontecendo. Esse tipo de anestesia é utilizado em procedimentos longos, ou naquele em que as crianças sofrem de ansiedade e não conseguiram resultados utilizando outras técnicas como a sedação oral, que relaxa a criança e a deixa livre da ansiedade, para depois aplicar uma anestesia local.

Efeitos da anestesia geral

Alguns dos efeitos colaterais leves incluem vômitos, sonolências, irritabilidade, dor de garganta, náusea. Em alguns casos raros podem ocorrer efeitos colaterais graves como:

  • Reação alérgica à droga.

    Advertisement
  • Parada cardíaca.

  • Lesão cerebral.

Recomendações antes de receber anestesia geral

Se você tiver que levar seu filho seja ao dentista ou algum outro procedimento, é importante ter em mente estas recomendações antes de permitir que seu filho seja anestesiado.

Certifique-se de consultar seu médico sempre antes de qualquer procedimento.

  • Não coma nada 12 horas antes do procedimento: você deve estar com o estômago completamente vazio, para não vomitar e complicar o procedimento inicial.

    Advertisement
  • Não beba líquidos claros 3 horas antes da anestesia.

  • Tire todas as dúvidas antes de assinar o consentimento: é comum assinar estes papéis com antecedência, pois a clínica irá querer se certificar de que você sabe todos os prós e contras da anestesia, já que é diferente quando se trata de uma criança.

  • Passe todas as informações sobre a saúde do seu filho antes: Muitas vezes ao fazer a consulta seu filho estava perfeitamente bem de saúde, mas no dia do procedimento ele pode ter estado com gripe, tosse ou resfriado. É importante informar o profissional sobre qualquer mudança no estado de saúde de seu filho, isto pode salvar sua vida.

Tome todas as precauções necessárias

Se o seu filho tiver uma precondição cardíaca com certeza o profissional levará em conta as precauções necessárias para o caso antes de aplicar a anestesia geral. Se você não souber sobre alguma condição cardíaca de seu filho, seria importante ter uma consulta antes do procedimento e ter certeza de que em sua família ninguém sofre de pressão alta ou problemas do coração.

Este caso me fez lembrar de uma experiência que tive com meu filho quando ele tinha apenas 4 anos. Ele precisou passar por uma cirurgia dental, e foi anestesiado por quase três horas. Tudo correu muito bem, e embora eu soubesse dos riscos da anestesia, jamais prestei atenção na importância de uma precondição cardíaca, pois isso poderia ser o fator que determina sucesso ou fracasso do uso da anestesia, como neste caso lamentável.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Niña de 3 años muere tras visita al dentista para recibir un simples procedimiento; algo que todos los padres debemos considerar

Toma un momento para compartir ...