6 sinais de que você tem um filho prodígio

O seu filho tem estas características? Descubra AGORA!

Emma E. Sánchez

Na educação, constantemente falamos sobre crianças com atrasos educacionais ou dificuldades de aprendizagem e raramente falamos sobre aquelas crianças cuja inteligência e capacidades cognitivas são notáveis e muitas crianças que poderiam chegar a ser excelentes em suas diversas áreas de especialização, são perdidas ao não serem detectadas oportuna e corretamente.

Eu digo corretamente porque, infelizmente, são poucos os educadores que são capacitados para detectar uma criança com habilidades superiores, e muitas vezes os alunos cuja inteligência é superior podem chegar a ser classificados como “crianças problemáticas” pois podem manifestar algumas das seguintes características:

Ficam entediadas com facilidade

Isso faz com que os professores, se não observarem com profundidade, acreditem que a criança não tem interesse, pois se distrai e não presta atenção, quando a verdade é que a criança entendeu tudo de primeira e muito rápido e por isso estar escutando a mesma coisa de novo e de novo é terrível para ela. São crianças que requerem e exigem mais trabalho, terminam antes que todos.

Aprendem com muita facilidade

Tudo o que lhe é apresentado ela entende rápido e sem maiores explicações, pode ser que goste de assistir tutoriais na internet, ou leia e escreva sobre o que pensa ou sente. Alguns podem até dizer que é muito madura ou que é retraída, que não convive porque prefere aprender algo novo ao invés de brincar com seus colegas.

Tem um vocabulário muito amplo

Fala, se expressa, opina, reflete e expressa coisas que às vezes você não sabe de onde vem. Isto pode parecer para alguns professores uma criança grossa, sem respeito pelo adulto ou até desafiadora porque não estão acostumados a conversar com as crianças ou com o fato de que crianças pensam e podem e devem expressar suas opiniões.

Advertisement

Tem estrutura, é organizada e disciplinada com as coisas que gosta

São especialistas das coisas que gostam e guardam coisas, organizam informação, leem e podem falar durante horas sobre as coisas pelas quais são apaixonadas.

São curiosas e perguntam muito

O mundo que lhes rodeia desaparece quando encontram algo que desconhecem, novo ou que desafie sua mente. Novamente um professor comum e sem visão pode apenas ver uma criança entediada e que nunca está em seu lugar.

Tem interesses pessoais

Não existe nada quando a criança está concentrada no que lhe interessa, pode passar a hora do almoço, o jantar, o jogo e pegar no sono fazendo suas coisas.

Se algumas destas características lhe parecem familiar porque você as observa em seu filho, pode abordar o professor, diretor da instituição educativa ou diretamente a secretaria ou ministério da educação do seu país, pois atualmente já existem protocolos nos quais as crianças que manifestam inteligência ou capacidades excepcionais devem ser atendidos, observados por algum tempo para poder determinar o tipo de promoção e apoio que deverá ser entregue para que a criança desenvolva seu potencial máximo para o benefício de toda a sociedade.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 6 señales de que engendraste a un niño prodigio.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Pedagoga e terapeuta de família e de casal. Casada e mãe de três filhas adultas. Apaixonada por Educação e Literatura. Escrever sobre temas familiares para ajudar os outros é minha melhor experiência de vida.