Você ganha muito mais, se trabalhar menos

Karoshi é um termo usado no Japão para pessoas que morrem por excesso de trabalho, algo cada vez mais comum e preocupante.

Renata Finholdt

Trabalhar é algo inevitável para a vida. Sem o trabalho não temos condições de manter o mínimo necessário para viver. É realmente essencial, mas qual o limite de trabalho saudável? Existe algum limite?

Incrivelmente, um dos países em que mais se trabalha (horas/semana) é o Japão. Por lá já existe até o nome para quem morre por excesso de trabalho, Karoshi, e o índice de morte por karoshi é algo altamente preocupante.

A cultura do trabalho em excesso, por longas horas ao dia, é equívoca. Comprovadamente as pessoas que se mostram mais capazes de assumir funções mais importantes, hierarquicamente falando, são aquelas que respeitam suas horas de trabalho e se mostram mais descansadas, segundo pesquisa.

Consequências do trabalho em excesso

Além de perder horas importantes ao lado da família, o trabalhador compulsivo também perde sua saúde, produtividade e criatividade e corre o risco de ter sua capacidade de tomar decisões afetada.

Atualmente, com os avanços tecnológicos, o trabalho excessivo não ocorre apenas dentro das paredes do escritório, eles avançam locais e horas através de e-mails e mensagens instantâneas que podem ser respondidas em qualquer local através de um simples aparelho celular, consequência de uma hirperconectividade.

Advertisement

É hora de parar!

É preciso muito autocontrole para se determinar e cumprir apenas as horas necessárias para o trabalho. Para quem sofre com horas excessivas trabalhadas, talvez seja necessário primeiramente estabelecer uma meta e começar a cumpri-la pouco a pouco.

Buscar outros afazeres que completem seu dia pode ser uma saída importante para diminuir o ritmo e alcançar uma melhor qualidade de vida. Uma boa dica é se matricular em uma academia, desta forma você ainda conseguirá cuidar de sua saúde.

Sair do trabalho na hora correta e desligar o aparelho celular após um determinado tempo, pode também ajudar aquelas pessoas que não conseguem se desconectar de suas funções mesmo estando em casa rodeado pela família.

Algumas empresas já perceberam o risco que seus funcionários estão correndo com o tempo excessivo dedicado ao trabalho e passaram a limitar o uso de e-mails após certo horário do dia para justamente mudar esse mau hábito.

Se você anda trabalhando demais, dentro ou fora do escritório, é hora de rever seus conceitos e cuidar mais de si, afinal de nada adianta trabalhar demais se você não tem tempo para aproveitar a vida.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.