De acordo com 165 pessoas, este é o fator mais importante em um casamento (não é o que você imagina)

Você concorda ou diria que outro fator é mais importante?

Rachel D.C.

John Kim é terapeuta e fez uma pesquisa com a pergunta: “Se você pudesse escolher a coisa mais importante em um relacionamento, o que seria?”

O terapeuta conta ao Psicology Today que após anos de coaching e trabalho ele imagina que sabia muito sobre relacionamentos e saberia o que as pessoas iriam responder, mas para a sua surpresa as respostas não foram nada do que ele imaginava.

A resposta mais popular foi: RESPEITO.

O que é respeito?

De acordo com Kim, respeito “significa que ninguém tem poder ou autoridade sobre o outro. Significa que nós não temos que concordar com a outra pessoa para amá-la. Respeito significa dar espaço para que o outro tenha suas próprias opiniões e jornada. Respeito significa deixar quieto. Aceitar. Não julgar. Não reagir. Não controlar. Deixe estar. Deixe crescer. Respeito significa não implementar suas definições no outro. Respeito significa trabalhar no seu espaço. Respeito significa ter seu próprio recipiente de vida segura.”

Respeito no casamento

A maioria das pessoas escolheu responder “respeito” porque provavelmente esse fator era uma falha nos seus relacionamentos passados. Você sente que há respeito no seu relacionamento? Você sabe como demonstrar respeito?

Advertisement

Respeito não deve ser algo incomum nos relacionamentos. Sem respeito nenhum tipo de relacionamento ou convívio pode durar. Sem respeito não há confiança e sem confiança o relacionamento não cresce.

Kim explica que respeito lidera um ciclo no relacionamento: Respeito cria confiança que cria segurança que por final cria um relacionamento saudável.

A falta de respeito no casamento pode ter acontecido lentamente. Vocês se respeitavam no começo, mas com o tempo, desgaste, dificuldades e outros motivos, o respeito foi acabando. Kim explica que se o seu cônjuge não está lhe respeitando, você está se comprometendo e se sacrificando por um amor nada saudável. Fazendo isso, você apenas está contribuindo para o fim da relação.

Como demonstrar respeito da maneira correta?

Demonstrar respeito não precisa ser algo complicado e trabalhoso no relacionamento. O respeito já deve vir do convívio diário com pessoas à nossa volta, não somente com o cônjuge.

Os especialistas em relacionamento,Linda and Charlie Bloom, dão alguns passos de como demonstrar respeito ao cônjuge e, consequentemente, fazer o relacionamento durar e crescer:

Advertisement

1. Ouça atentamente as necessidades, desejos e preocupações do seu cônjuge.

2. Mostre que você se importa com as necessidades do seu cônjuge.

3. Não procrastine quando for servir seu cônjuge.

4. Nunca revele segredos do seu cônjuge a terceiros.

5. Nunca fale mal do seu cônjuge a terceiros.

6. Elimine o sarcasmo e responda gentilmente.

7. Dê espaço para que seu cônjuge tenha sua própria opinião.

8. Quando você errar, se desculpe o mais rápido possível.

9. Reconheça que seu cônjuge é essencial para o funcionamento da família.

10. Seja rápido em perdoar.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.