Casal esperava ansiosamente bebê nascer para adotá-lo, até que recebem notícia emocionante da mãe do bebê

Casal sonhava adotar um bebê quando então o marido trouxe uma notícia emocionante.

Stael Ferreira Pedrosa

Só quem já sonhou em ter filhos e nunca pôde, sabe o quanto dói não ter esse sonho realizado. Após inúmeras tentativas frustradas, geralmente o casal busca adotar um filho e aí é outro drama.

Matt e Katie, um casal do Estado da Carolina do Norte, Estados Unidos, sonharam ter seu filho e passaram por muitas dificuldades, até decidirem adotar. Sem se importarem com as dificuldades, eles se sentiam preparados para a espera e Matt prefere crer que as coisas boas são difíceis mesmo. Em suas palavras adotar uma criança “é como ganhar na loteria”. Conforme conta Denalee Chapman, redatora do adoption.com

Há poucos meses atrás, Matt entrou em lágrimas no escritório da esposa com uma notícia que foi como uma bomba sobre Katie: “Ela nasceu! “

“O quê?! Ela já nasceu?!” E foi aí que Katie percebeu que não apenas seu bebê tinha acabado de nascer, mas que era uma menina.

Mas, não ficou só nisso, Matt tinha informações ainda mais emocionantes para sua esposa. O bebê estava sendo trazido para sua cidade e a mãe biológica havia aberto mão de seus direitos e tudo o que eles tinham que fazer era levar seu bebê para casa.

Advertisement

Sua alegria e os momentos emocionantes foram registrados em um vídeo comovente que também mostra a alegria compartilhada com parentes e amigos, afinal a emoção de se tornar pais é grande demais para a gente guardar.

O sonho de adotar

No Brasil é difícil conseguir adotar uma criança devido à grande burocracia da tramitação judicial. No dia 25 de maio, quando se comemora o Dia Nacional de Adoção, as informações dão conta de que 7.493 crianças no Brasil esperam ser adotadas. Que 4.826 inscritas no Cadastro Nacional de Adoção estão totalmente disponíveis para suas novas famílias. Segundo um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cerca de 46 mil crianças e adolescentes permanecem no “limbo judicial” à espera de adoção que não acontecem devido à demora de conclusão do processo de destituição familiar, de acordo com dados da Agência Brasil.

Enquanto isso, cerca de 40.000 potenciais pais esperam para adotar seu tão sonhado filho. Embora a maioria não declare nenhuma preferência: cerca de 80% não declara preferência por raça, 63% são indiferentes quanto ao sexo da criança e 32% aceitam adotar irmãos ou crianças com algum tipo de problema de saúde.

No entanto, o que dificulta a adoção não é exatamente o perfil dos requerentes, como diz a professora de direito civil da universidade de Brasília, Suzana Borges Viegas, são estes os problemas:

  • Burocracia da tramitação judicial

    Advertisement
  • Rigidez nos procedimentos exigidos por leis

  • Regulação da situação da criança (cerca de 1 ano)

  • Rompimento com o vínculo familiar da criança, já que inicialmente existe a tentativa de fazer com que a criança fique com a família de origem

  • Número insuficiente de funcionários nas varas de família

Requisitos

Para se candidatar à adoção de uma criança no Brasil é necessário ser maior de 18 anos e ter uma diferença de idade de 16 anos com o adotado. Apresentar declaração de rendimentos e atestado de saúde mental e física. Além disso, é necessário fazer o curso de preparação psicossocial e jurídica para adoção.

Advertisement

De posse da documentação pessoal e outras (caso exigidas) deve-se encaminhar uma petição feita por defensor público ou advogado no cartório da Vara de Infância. O candidato passará por entrevistas e avaliações, bem como visitas domiciliares por profissionais da área. Caso o juiz da Vara de infância julgue o candidato apto, este terá seu nome incluído no cadastro Nacional de adoção e o candidato será informado caso haja uma criança disponível.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.