30 benefícios para a saúde que o CHOCOLATE pode trazer e você não sabia!

Atenção chocólatras de plantão! Boas novas de grande alegria pra vocês! Chocolate pode ajudar a sua saúde, mas claro que com moderação!

Cibele Carvalho

Alô, alô minhas amigas chocólatras de plantão assim como eu! Animem-se e alegrem-se com as recentes descobertas feitas através de algumas pesquisas com os ingredientes do chocolate, mas atenção, não são todos os tipos de chocolate!

Pesquisas da Universidade de Monash, na Austrália, com cerca de dois mil pacientes, revelaram que o chocolate quando inserido em uma dieta balanceada, pode auxiliar o organismo de diversas formas, inclusive prevenir o infarto.

Isso ocorre devido a existência de uma substância chamada flavonoide epicatequina, substância essa mais presente no chocolate amargo, que é feito com maior teor de cacau que os demais chocolates, em média 70% de cacau.

A pesquisa revelou que uma porção de 30 gramas de chocolate amargo por dia pode:

Diminuir os riscos de doenças cardiovasculares

Os flavonoides presentes no chocolate, auxiliam o organismo a reduzir o colesterol ruim e aumentar o nível do HDL (colesterol bom), o que evita entupimentos em vasos sanguíneos, além de ajudar a dilatar as artérias do coração, permitindo uma melhor circulação sanguínea.

Advertisement

Ajuda a evitar a formação de pedra nos rins e na vesícula

A quantidade de magnésio presente nos chocolates, especialmente o chocolate amargo, auxilia na boa formação dos nervos e dos músculos do organismo, o que previne doenças como pedra nos rins e na vesícula.

Previne o surgimento de anemia

Essa dica, vai especialmente para as mamães de plantão. Foi necessitando substituir o ferro existente em alimentos essenciais como o feijão, que descobri esses benefícios do chocolate.

Minha filha não come, por nada, nada mesmo feijão! Mas já teve anemia, e preciso prevenir, então descobri que 100 gramas de chocolate amargo podem conter até 17 mg de ferro, o que equivale a 121% da necessidade recomendada por especialistas de ferro para uma criança.

Ajuda no funcionamento do intestino

As fibras existentes no chocolate amargo podem contribuir para melhorar o intestino, especialmente em pessoas com problemas intestinais.

Equilibra a energia

Por conter leves quantidades de cafeína, pode auxiliar a aumentar a energia do seu dia a dia, sem lhe causar prejuízos que uma xícara de café pode trazer!

Advertisement

Podem diminuir os riscos de câncer

Diversas pesquisas referentes a doença do câncer em vários locais do organismo humano descobriram que a oxidação causada por alimentos pode elevar os riscos dessa doença.

Essa oxidação ocorre quando o oxigênio dos alimentos é roubado e acabam transformando-se em moléculas de ácido graxo.

Sendo novamente os flavonoides responsáveis por uma boa e considerável quantidade de antioxidantes, o consumo de chocolate amargo pode reduzir a oxidação do DNA que elevam os riscos de câncer.

Protege e cuida da pele

Através da radiação ultravioleta vinda do sol, especialmente em horários de sol forte, a pele acaba por ficar ressecada, aí então aparece o milagroso chocolate amargo com suas partículas antioxidantes que evitam esse ressecamento.

Protege o cérebro

Uma pesquisa realizada na Universidade de Toronto, no Canadá, analisando o histórico de pacientes com Alzheimer, identificou que a doença também é causada por excesso de oxidações no cérebro, comprovando que o chocolate pode evitar essa oxidação, também é muito benéfico para prevenção dessa doença, ainda mais em casos hereditários.

Advertisement

Aumenta a saciedade auxiliando no emagrecimento

Aliado a outros alimentos que possuem grande poder antioxidante, o chocolate amargo pode reduzir o apetite, isso porque auxilia na produção do hormônio da leptina que aumenta a saciedade do organismo.

Ahhhh, mas e os demais chocolates????

O queridinho para auxiliar e prevenir doenças, constatamos ser o chocolate amargo, contudo, os demais também podem possuir substâncias que auxiliam nosso organismo e nossa saúde.

O chocolate meio amargo é rico em magnésio, ferro e cobre, auxiliando também na prevenção da pressão arterial alta (pressão alta), diabetes tipo 2, e algumas doenças cardíacas.

Também possui uma sustância chamada teobromina, a qual elimina bactérias e endurece os esmaltes dos dentes. Auxiliado com uma boa higiene bucal, o chocolate meio amargo pode evitar o surgimento de cáries.

Alivia o estresse

Quer ver seu dia se transformar de péssimo para maravilhoso em apenas uma mordida? Coma um chocolate!

Advertisement

Os ingredientes existentes nesse alimento aumentam consideravelmente os hormônios da endorfina e serotonina, que causam a sensação de bem-estar e prazer no organismo.

Todos os chocolates escuros possuem ingredientes benéficos para a saúde, quanto mais alto o teor de cacau melhor é, em compensação o chocolate branco é o inimigo da nossa saúde, uma vez que é composto apenas por gorduras, açúcares e leite.

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.