Mãe com Alzheimer se alegra a cada vez que a filha lhe dá a mesma notícia: que ela vai ser avó!

Todo dia ela recebe a mesma notícia e sua reação é sempre de muita felicidade.

Stael Ferreira Pedrosa

Quantas vezes alguém pode se alegrar com a mesma boa notícia? Essa filha viu sua mãe alegrar-se com a notícia de que ela estava grávida inúmeras vezes. Embora seja realmente uma alegria a chegada de um novo bebê, é triste saber que ela repetiu a mesma notícia várias vezes porque sua mãe sofre de uma doença terrível: Alzheimer.

Christine Stone, do Estado de Carolina do Sul, Estados Unidos, está grávida de 5 meses e se alegrou em contar a novidade aos familiares. No entanto, para sua mãe Setsuko, ela teve que contar várias vezes, já que ela sofre de Alzheimer. Fazem 10 anos que Setsuko, uma mulher forte e impressionante apresentou os primeiros sinais da doença, após ter vencido diversos tipos de câncer, conforme Christine contou ao HuffPost.

Christine, comovida, filmou as reações de sua mãe a cada vez que ela deu a mesma notícia. É um momento de pura ternura cada vez que se vê a alegria da mãe de Christine ao receber a notícia da gravidez da filha.

Christine inicialmente colocou o vídeo no seu Facebook, mas muitas pessoas disseram a ela para compartilhar no Youtube como incentivo à conscientização sobre o Alzheimer. Depois de falar com seu pai, Bob Harmon, que é o principal cuidador de Setsuko, decidiram postar o vídeo e mostrar como é possível encontrar algo de positivo mesmo em situações negativas.

Christine conta que “É triste ver a reconfortante reação da minha mãe todas as vezes em que eu dou a notícia. Mal posso esperar para que ela conheça minha filha quando ela chegar em outubro.”

Advertisement

A motivação de Christine em filmar as reações de sua mãe é explicável. Ela quer ter um vídeo mostrando à sua filha o quanto a avó ficou feliz em saber da chegada da neta e quanto amor ela demonstrou. E, além de tudo, “eu achei encantador como minha mãe reagiu a cada vez”, explica Christine.

Além disso, ela espera dar um sentimento de esperança e encorajamento a outros, contando a história de sua mãe e postando o vídeo. Christine iniciou um projeto de caminhada pelo Alzheimer e ela espera que as pessoas que assistam ao vídeo sintam-se motivadas a participar da caminhada de conscientização ou que façam doações para as pesquisas que buscam a cura do Alzheimer.

O conselho dessa filha a todos os filhos é: “Reservem tempo em suas agendas para estar com seus pais, porque eles não estarão sempre presentes.”

O Mal de Alzheimer, o que é?

A doença de Alzheimer, nome dado devido ao primeiro médico a descrevê-la, Alois Alzheimer, em 1906, não tem cura ainda. Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), é uma doença degenerativa, cuja característica principal é a demência (perda gradual e irreversível da memória, senso de direção, atenção e linguagem). Quando detectada no início, a doença pode ser retardada através de medicamentos, que controlam os sintomas e garantem melhor qualidade de vida ao portador.

Os primeiros sinais e sintomas de Alzheimer são

  • Pequenos lapsos de memória a respeito de um acontecimento

    Advertisement
  • Alguma dificuldade em seguir instruções verbais ou escritas, que vão se agravando

  • Perda da memória de eventos pessoais, familiares, históricos, políticos, etc.

  • Dificuldade de concentração como acompanhar a história de um filme ou livro

  • Dificuldades para cuidar da própria higiene

  • Dificuldades em tomar decisões

    Advertisement
  • Perda progressiva da capacidade de gerir o próprio orçamento

  • Perda de objetos pessoais por não se lembrar onde os deixou

  • Perder-se ao sair sozinho de casa

  • Ficar confuso quanto a datas ou estação em que está

  • Abandonar conversas por não conseguir manter-se no assunto

    Advertisement

Se você conhece ou tem alguém na família (na maioria idosos) apresentando esses sintomas, evite rótulos como “caduco”, “gagá”, “matusquela”. É normal algum grau de esquecimento no processo natural de envelhecimento. Porém, se o problema vem acompanhado de dificuldades de orientação, não saber onde estar, não se reconhecer no espelho, colocar objetos em lugares estranhos, procure ajuda ou oriente os familiares a fazê-lo.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.