Pesquisa mostrou que marido estressa mais que filho

Algumas mulheres se sentem estressadas por não terem a colaboração de seus maridos com os cuidados do lar.

Renata Finholdt

Se você é casada e tem filhos pode confirmar o resultado de uma pesquisa americana que aponta como a principal causa das esposas e mães sofrerem com alto índice de estresse serem seus próprios maridos.

Das sete mil mães que fizeram parte da pesquisa, quarenta e seis por cento apontaram seus próprios maridos como principais causadores de estresse, número maior do que contabilizado para os filhos por exemplo.

Mas porque será que os maridos ganharam este título?

As principais queixas femininas são em relação à falta de ajuda nas tarefas domésticas e com as crianças. Para a maior parte delas o relato é que se sentem sobrecarregadas com os afazeres da casa e da família e quando seus maridos estão em casa não as ajudam para que desta forma se sintam menos atribuladas. A consequência é que isso as deixa muito nervosas.

E então, você concorda com este resultado? Sente em sua família a mesma coisa? O que pode ser feito para amenizar esse problema para ambos, deixando as esposas menos estressadas e o maridos mais participativos?

Advertisement
  • Manter um diálogo calmo e honesto. Distante dos filhos e de qualquer outra coisa que possa levá-los a algum tipo de distração, conversem sobre a necessidade que sente de ajuda com todas as tarefas familiares. Essa é a primeira coisa a se fazer neste caso. Seu marido pode sentir que você fica estressada, mas pode não ter entendido qual é o motivo que gera todo esse estresse. Por este motivo é importante falar abertamente sobre o problema.

  • Depois de uma boa conversa definam juntos algumas tarefas que ele poderá se responsabilizar. Talvez eles até tenham o desejo de fazer alguma coisa, mas não sabem como tomar a iniciativa em realizá-las. Neste caso, a designação simples e direta vai auxiliar bastante. Se vocês definirem, por exemplo, que os almoços aos finais de semana serão de responsabilidade dele, ficará mais fácil para ele, que estará sabendo o que fazer e para você que não precisará pedir sua participação constantemente.

  • Ter um quadro de tarefas em um local acessível para toda família também é recomendável. Desta forma, todos os membros da família poderão, de forma prática e fácil, observar quais as tarefas que estão sob sua responsabilidade. Inclua todos ali, aos filhos pequenos podem ser atribuídas tarefas simples, mas que já ensinarão a eles desde cedo o princípio do trabalho.

Sempre que preciso retomem o assunto, desta forma, com o auxílio de todos, você pode aliviar o estresse e ter uma família mais unida e feliz.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.