Segundo pesquisa, estas 2 perguntas podem prever a felicidade ou o divórcio no casamento

Seu casamento vai durar? A sua resposta a estas 2 perguntas irá determinar!

Rachel D.C.

Os pesquisadores Leora Friedberg e Steven Stern da Universidade da Virgínia utilizaram a resposta de 3.597 casais e descobriram as duas perguntas que podem prever um futuro divórcio.

Em um período de 6 anos, 7% dos casais entrevistados no estudo se divorciaram. Mas os resultados não foram tão óbvios quanto os pesquisadores imaginavam.

Estas foram as perguntas:

1. Em uma escala de 1-5, 1 sendo ruim e 5 sendo muito melhor, quanto você pensa que o seu nível de felicidade seria diferente se você e seu parceiro se separassem?

2. Quanto você acha que o nível de felicidade do seu parceiro seria se vocês se separassem? (usando a mesma escala)

Advertisement

Os pesquisadores já imaginavam o óbvio, se o participante respondeu 5 (muito melhor) para a primeira pergunta, é sinal de que ele já está pensando em divórcio. Mas, na realidade, foram as respostas da segunda pergunta que previram um divórcio.

A percepção de felicidade errada

A segunda pergunta pode identificar a percepção de felicidade que um tem do outro. Casais que tinham uma percepção errada da felicidade do seu parceiro tinham mais chances de se divorciarem no futuro. Alguns responderam pensando que seu parceiro seria mais feliz ou mais infeliz do que a realidade. Aos que responderam muito errado (pelo menos 2 pontos errado do quanto eles pensavam que seus parceiros seriam felizes ou infelizes se divorciados), a probabilidade de divórcio era a mais alta do estudo, de 12%.

Qual é o perigo de supor que o outro é feliz?

Este estudo comprova que os casais devem estar sempre atentos à felicidade de seus parceiros. Se o cônjuge não sabe como o outro se sente com relação ao casamento, há uma desconexão sentimental muito perigosa e pode haver problemas no futuro e possivelmente um divórcio.

Muitos casais não imaginam que seus cônjuges sentem que seriam muito mais felizes divorciados. A maioria dos casais apenas presume que seu cônjuge está feliz, mas eles precisamsaber disso.

O cônjuge que apenas supõe a felicidade do outro acaba desdenhando dos sentimentos do outro. Stern explicou para o Business Insider que o marido que acredita que sua esposa está feliz pode tratar o relacionamento com imprudência, como por exemplo, cancelar um jantar com ela para trabalhar até mais tarde ou esquecer uma data importante já que ele acredita que isso não irá destruir a relação porque ele assumiu que ela é feliz.

Advertisement

Parceiros que assumem a felicidade do outro são mais exigentes e menos atenciosos, isso com o tempo irá desgastar o relacionamento. Os casais precisam se abrir e se comunicar para evitar esse tipo de desentendimentos. Cada um deve atentar aos sentimentos e necessidades do outro.

“Quanto mais informação privada que um esconde do outro, mais decisões ruins eles irão tomar,” disse Stern ao Business Insider.

Não tem certeza se o seu parceiro é feliz? Não precisa se desesperar, apenas pergunte a ele!

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.